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Entenda como o YouTube Music adicionou métrica pública para artistas

Plataforma segue o mesmo caminho do concorrente Spotify

13 jan 2025 - 11h03
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Entenda como o YouTube Music adicionou métrica pública para artistas
Entenda como o YouTube Music adicionou métrica pública para artistas
Foto: The Music Journal

A plataforma de streaming YouTube Music está lançando sua própria métrica pública para artistas, com estatísticas que geram insights para criadores.

Esse tipo de métrica já foi implementada pelo Spotify, mas agora o YouTube Music apresentará dados de audiência mensal com atualização diária.

"Estamos introduzindo uma nova métrica pública voltada para fãs no YouTube Music: Audiência Mensal. Ela será atualizada diariamente para mostrar o número total de ouvintes e espectadores únicos de um artista em todos os formatos nos últimos 28 dias", explicou o YouTube Music em sua página oficial de suporte.

Esta nova métrica vai extrair dados de pessoas que assistiram aos vídeos oficiais dos artistas - incluindo Shorts - bem como às colaborações enviadas para outros canais.

Essa análise detalhada incluirá, também, vídeos enviados por fãs usando a música de um artista, bem como o conteúdo não musical do canal do produtor. Os dados virão do YouTube Music, mas também do serviço principal do YouTube e YouTube Kids.

Em novembro de 2024, gravadora revelou crescimento financeiro com seus artistas no YouTube Music

Em novembro de 2024, a gravadora Universal Music revelou alguns resultados financeiros de seu trabalho na plataforma de streaming YouTube Music, que surpreenderam a empresa depois de ter realizado mudanças "centradas no artista".

De acordo com o Music Ally, as receitas da Universal Music cresceram 4,3% ano-a-ano, resultando em 2,87 bilhões de Euros (cerca de R$ 17,8 bilhões no câmbio atual). Só a divisão de música gravada da UMG, cresceu 5,4%, um total de 2,15 bilhões de Euros (R$ 13,34 bilhões) e o setor de publicações com aumento de 1,8%, resultando em 500 milhões de Euros (ou R$ 3,1 bilhões).

Outro movimento positivo para a Universal Music corresponde às receitas de streaming com música gravada, que aumentaram 7,6% ano a ano, resultando em 1,14 bilhão de Euros (RS 6,82 bilhões).

"O YouTube recentemente se comprometeu conosco que elevará a prioridade dada à divulgação de conteúdo premium de artistas e ao aprimoramento das medidas de categorização de conteúdo para fornecer aos usuários uma experiência aprimorada e uma conexão mais mutuamente gratificante entre artista e fã", disse Sir Lucian Grainge, CEO e presidente da Universal Music Group, em uma teleconferência de resultados com a empresa.

Lucian Grainge também ressaltou que a empresa deve "melhorar as estratégias de aquisição de clientes para impulsionar uma maior conversão de gratuito para pago e, em seguida, de pago para o teatro superfã".

The Music Journal The Music Journal Brazil
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