10 desenhos animados que traumatizaram nossa infância
Será que você é capaz de passar pela nossa seleção sem se lembrar do quanto essas obras te marcaram?
Uma lista de 10 desenhos e filmes animados infantis que possuem momentos assustadores e tristes capazes de marcar para toda a vida, seja pelas referências em fóruns de discussão, pela premissa, pela tragédia ou mesmo pela mensagem de luto.
Desenhos e filmes animados infantis são o tipo de entretenimento perfeito para reunir a família, dar boas risadas e garantir que todos fiquem felizes, certo? Não necessariamente. Muitas vezes, animações que fizeram parte de nossas infâncias possuem momentos assustadores e tristes que nos marcam o bastante para ficarem em nossas memórias durante toda a nossa vida.
Por isso, hoje relembramos 10 obras que são inesquecíveis justamente por este motivo. Será que você é capaz de passar pela nossa seleção sem se lembrar do quanto essas obras te marcaram?
Coragem, o Cão Covarde (1999 - 2002)
Campeão de referências em fóruns dedicados ao assunto, o desenho animado do Cartoon Network é classificado como uma comédia de terror. Apesar de conquistar crianças mundo afora, a animação teve sua boa parcela de episódios bizarros, que arrancaram poucos risos e muitos sustos. Disponível na Max.
Cavalo de Fogo (1986)
O desenho contava a história de Sara, uma menina que descobre ser guardiã de um amuleto mágico e é capaz de fazer contato com um poderoso cavalo que salvou sua vida das garras da malvada Diabolyn quando era criança. Se a premissa parece complexa, é porque realmente é. Repleta de misticismo, magia e conceitos talvez muito elaborados para uma criança, 'Cavalo de Fogo' teve apenas 13 episódios, que foram o suficiente para deixar muitas crianças sem dormir.
O Rei Leão (1994)
Quem nunca chorou com a morte de Mufasa? Apesar de ser um acontecimento crucial para o desenvolvimento de Simba, a tragédia que ceifa a vida de seu pai nunca deixou de ser uma passagem triste e que, de uma forma simbólica, ensinou muitas crianças o que é o luto. Disponível no Disney+.
Bambi (1942)
A tragédia de 'O Rei Leão' não poderia existir talvez não fosse um antecessor. 'Bambi' não poupa pais e filhos ao mostrar a mãe do cervo recém-nascido ser morta com o tiro de um caçador. Disponível no Disney+.
Uma Grande Aventura (1978)
Inspirado no livro clássico inglês 'A Longa Jornada - Em Busca de Watership Down', de Richard Addams, o filme britânico conta a história de um grupo de coelhos obrigado a procurar uma nova toca após uma ameaça de destruição. Longe de ser uma animação fofinha, o filme acompanha uma jornada difícil, triste e bastante sombria. Disponível para locação.
Todos os Cães Merecem o Céu (1989)
Animações com animais parecem ser o tipo favorito para mostrar a crianças lições difíceis. Neste filme, a difícil tarefa de lidar com a morte de um bichinho é o tema central. Como não se emocionar? Disponível na Max.
Pinóquio (1940)
Talvez você não se recorde, mas esta versão do clássico da Disney tem algunas passagens bem assustadoras. Em certo ponto, crianças são transformadas em burros na Ilha dos Prazeres, e a cena é desenhada com muitas sombras e uma trilha de dar medo. Disponível no Disney+.
Dumbo (1941)
Toda a premissa de Dumbo é triste, sobretudo por ser ambientado em um circo e acompanhar um elefantinho que é vítima de bullying. Todo o ambiente do filme representa um cenário de maus-tratos a animais, e ainda há uma separação dolorosa de mãe e filho. Disponível no Disney+.
Tom e Jerry (1940 - 1967)
A perseguição de gato e rato já nos arrancou muitas gargalhadas, mas basta parar um pouquinho para pensar que você irá perceber o quanto os dois são submetidos a episódios brutais o tempo todo. No entanto, há alguns momentos particularmente dolorosos, como no capítulo em que Tom vai para o céu e encontra um saco fechado, de onde saem três gatinhos molhados, simbolizando que os filhotinhos foram possivelmente jogados em um rio para morrerem afogados. Disponível na Max.
Bônus: Família Dinossauros (1991 - 1994)
Tudo bem, esta não é uma animação, mas seu episódio final levanta tanta polêmica que era impossível deixá-la de fora. Criticando a destruição do meio ambiente, o último episódio de 'Família Dinossauros' não termina com um meteoro atingindo a Terra, como muitos pensam. O desfecho, aliás, vai para o lado oposto: graças ao desequilíbrio da natureza causado pela extinção de um inseto, todos os seres vivos são dizimados com a chegada da Era do Gelo. Disponível no Disney+.