Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

10 filmes que já foram censurados ou banidos no Brasil

Quais desses você já assistiu?

27 fev 2024 - 16h52
(atualizado às 17h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Durante os vários períodos políticos e governamentais do Brasil, da Era Vargas à Ditadura Militar, muitas obras foram censuradas por terem discursos que contestavam as narrativas vigentes, ou iriam contra o que se considerava "moral e ético". Pensando nisso, listamos 10 filmes que já foram banidos ou censurados no país, por diversos motivos. Confira abaixo.

O Grande Ditador (1940) 

Foto: Redação Entre Telas

Durante a Era Vargas (1930-1945), o filme de Charles Chaplin teve exibição proibida no Brasil pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que o considerou um título "comunista e desmoralizador das Forças Armadas". O veto foi derrubado em 1945.

Rio, 40 Graus (1955)

Foto: Redação Entre Telas

Banido durante a República Populista, o primeiro longa de Nelson Pereira dos Santos foi censurado com o carimbo do coronel Geraldo de Menezes Cortes, chefe da Segurança Pública. A justificativa foi que a obra teria "elementos comunistas", condenando a revelação de aspectos negativos do Rio de Janeiro e chegando a afirmar que a capital fluminense nunca chegara aos fatídicos 40ºC.

Terra em Transe (1967)

Foto: Redação Entre Telas

O filme de Glauber Rocha, considerado atualmente um dos maiores clássicos nacionais, foi banido inicialmente por tecer críticas à Igreja Católica. Ele somente foi liberado sob a condição de que o padre interpretado pelo ator Jofre Soares recebesse um nome -- Padre Gil. 

Flopou! 10 filmes que renderam prejuízos milionários aos estúdios Flopou! 10 filmes que renderam prejuízos milionários aos estúdios

Laranja Mecânica (1971)

Foto: Reprodução

Banido por extrema violência e por ter "conteúdo promíscuo", o filme de Stanley Kubrick chegou a ser disponibilizado em 1978 em uma versão censurada, com as genitais dos atores cobertas. 

O Último Tango em Paris (1972)

Foto: Redação Entre Telas

O filme estrelado por Marlon Brando e Maria Schneider ficou banido no Brasil por sete anos, estreando aqui apenas em 1979. A justificativa foi o extremo teor sexual, que estaria "atentando contra a moral e os bons costumes". 

Emmanuelle (1974)

Foto: Redação Entre Telas

Antes de se tornar um clássico visto por milhões de espectadores ao redor do mundo, Emmanuelle foi proibido no Brasil durante a fase mais aguda da ditadura militar, e só estreou aqui em 1980. A censura também foi justificada pelo teor sexual obsceno e explícito. 

Cabra Marcado para Morrer (1984)

Foto: Redação Entre Telas

Um dos documentários mais importantes do lendário Eduardo Coutinho foi banido por ser um "manifesto ao comunismo". O filme conta a biografia de João Pedro Teixeira, líder sindical paraibano assassinado em 1962. Foi liberado no mesmo ano. 

Muito Além do Cidadão Kane (1993)

Foto: Redação Entre Telas

Documentário feito por um canal de TV britânico sobre a Rede Globo e as relações entre a mídia e o poder no Brasil, o filme foi proibido por uma ação judicial de Roberto Marinho. O material acabou se popularizando no país apenas depois dos anos 2000, quando a veiculação na internet facilitou seu acesso.

A Serbian Film (2011)

Foto: Redação Entre Telas

Banido por ser considerado "apologia à pornografia infantil", o filme foi retirado de festivais do Brasil por ordem da Caixa Econômica Federal, principal patrocinadora. Na ocasião, uma cópia do filme chegou a ser apreendida, mas sua exibição foi liberada no ano seguinte.

Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola (2022)

Foto: Redação Entre Telas

O filme chegou a ser proibido por ordem do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por supostamente fazer apologia a pedofilia e ser alvo de críticas de grupos bolsonaristas. Houve uma ordem publicada no Diário Oficial da União para que o filme fosse retirado de plataformas de streaming. A decisão não foi cumprida pelas plataformas, que categorizaram a decisão como censura.

Fonte: Redação Entre Telas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade