PUBLICIDADE

30 anos de 'O Rei Leão': As versões alternativas da história que eram sombrias demais para a Disney

Clássica animação da Disney completa 30 anos de lançamento! Você sabe tudo sobre os filmes?

25 jun 2024 - 10h15
Compartilhar
Exibir comentários
'O Rei Leão' (1994)
'O Rei Leão' (1994)
Foto: Walt Disney Pictures/Reprodução/IMDb

Há 3 décadas, o que Simba mais queria era ser rei. E, de fato, ele conseguiu. Um dos maiores sucessos da história da Disney, "O Rei Leão" está completando 30 anos de lançamento, e a consagrada história que encanta crianças e adultos há gerações poderia ter sido muito mais sombria do que vimos em tela.

Os números não ofuscam o sucesso da empreitada. Lançado em 1994, "O Rei Leão" foi, naquele ano, o filme de maior arrecadação de bilheterias mundiais, somando o impressionante valor de US$ 968,5 milhões somente nos cinemas. Posteriormente, as vendas de VHS, DVDs e Blu-ray somariam mais US$ 852 milhões. 

Além disso, "O Rei Leão" venceu duas categorias no Oscar, de melhor trilha e canção original, em uma época em que a categoria de melhor animação ainda não existia. Hoje com um lugar incontestável entre as grandes histórias do cinema, o filme colocou as animações em um novo patamar, simbolizando a abertura para histórias tão envolventes quanto à de Simba.

'O Rei Leão' (1994)
'O Rei Leão' (1994)
Foto: Walt Disney Pictures/Reprodução/IMDb

Na prática, durante o desenvolvimento da trama, tudo poderia ter sido bem diferente. Ao longo dos anos, versões especiais e estendidas lançadas em Blu-ray e DVD ajudaram a revelar para o mundo as tantas versões ainda mais sombrias que foram descartadas por serem "sombrias demais" para a Disney. Hoje, é difícil encontrar adultos que não foram crianças nos anos 90 traumatizadas com a morte de Mufasa. Mas o trauma poderia ter sido bem pior.

Simba quase morria nas mãos de Scar

'O Rei Leão' (1994)
'O Rei Leão' (1994)
Foto: Walt Disney Pictures/Reprodução/IMDb

Em um especial de bastidores chamado "Nathan and Matthew: The Extended Lion King Conversation", os atores Matthew Broderick e Nathan Lane, vozes originais respectivamente de Simba e Timão, contam como foram escolhidos para os papéis. Durante a conversa, o produtor Tom Schumacher revela que a ideia inicial era que Simba quase fosse morto pelo tio Scar, que só não conclui o ato por ser interrompido.

Segundo o produtor, Scar mataria Simba logo derrubar Mufasa de um penhasco. O vilão estaria com o pescoço do filhote na boca, pronto para quebrá-lo ao meio, quando seria interrompido pela chegada de todos os outros leões, que entenderiam que Scar teria "salvado Simba da debandada".

Depois disso, Simba seria criado por Scar, e cresceria para se tornar um preguiçoso. "A ideia era ser uma brincadeira com Curtindo a Vida Adoidado", explicou Schumacher. Broderick, vale lembrar, interpreta Ferris Bueller na comédia de John Hughes. 

O final alternativo considerado assombroso demais

'O Rei Leão' (1994)
'O Rei Leão' (1994)
Foto: Walt Disney Pictures/Reprodução/IMDb

O embate entre Scar e Simba no final do filme, quando Simba retorna à Pedra do Rei, também poderia ter sido bem diferente. Ao invés de Simba terminar triunfante, a batalha começaria com uma derota terrível. 

Nesta versão alternativa, o clímax da luta seria com Simba na mesma posição de seu pai, pendurado no precipício e muito perto de cair da Pedra para a morte. Scar diria a frase "Boa noite, amado príncipe", em referência a Hamlet, e derrubaria Simba. 

Consumido pelo fogo que se espalhava ao seu redor, Scar estaria rindo compulsivamente no topo da Pedra do Reino, acreditando ter vencido. No desfecho,, Simba conseguiria escalar a rocha novamente, pois ficou pendurado em um galho ao invés de cair. 

Apesar de o desfecho continuar significado a vitória de Simba, esta versão da sequência foi considerada sombria demais, sobretudo considerando que o público-alvo do filme eram crianças. 

Nala quase se torna rainha de Scar

'O Rei Leão' (1994)
'O Rei Leão' (1994)
Foto: Walt Disney Pictures/Reprodução/IMDb

Uma cena deletada do filme mostrava um pouco mais do reinado de Scar e algumas de suas decisões que o tornariam um personagem ainda mais asqueroso. 

Em determinado ponto, Scar passaria a acreditar que ter um herdeiro ajudaria a melhorar sua reputação entre os leões e os outros animais. Então, ele escolheria Nala para ser sua esposa. A leoa, que cresceu com Simba (e que, portanto, Scar conhecia desde que era um filhote), ficaria enojada por isso e abandonaria o reino e ir em busca de Simba.

Além de O Rei Leão: continuações, séries, derivados e mais

'O Rei Leão' (1994)
'O Rei Leão' (1994)
Foto: Walt Disney Pictures/Reprodução/IMDb

Diante do sucesso do filme lançado em 1994, a Disney expandiu a franquia e lançou sequências e derivados. A história ganhou até uma adaptação para os palcos, no musical premiado e de sucesso da Broadway.

Confira a seguir todos os filmes e séries do universo de "O Rei Leão":

Filmes:

  • "O Rei Leão" (1994)
  • "O Rei Leão 2: O Reino de Simba" (1998)
  • "O Rei Leão 3 - Hakuna Matata" (2004)

Séries:

  • "Timão e Pumba" (1995-1999)
  • "A Guarda do Leão" (2016-2019)

Refilmagens fotorrealistas:

Fonte: Redação Entre Telas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade