Script = https://s1.trrsf.com/update-1732832711/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

40 anos depois, como legado de 'Os Caça-Fantasmas' moldou o cinema moderno?

Com 'Apocalipse de Gelo' nos cinemas, surge a pergunta: por que a franquia 'Ghostbusters' se mantém um ícone imbatível na cultura popular?

12 abr 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
'Os Caça-Fantasmas' é um filme de ficção científica inesquecível, idealizado por Dan Aykroyd e John Belushi, que mistura humor, romance, suspense, comédia e efeitos especiais equilibradamente.
Foto: Reprodução

40 anos depois do lançamento de 'Os Caça-Fantasmas', em 1984, é impossível olhar para um macacão cinza desbotado e uma gosma verde-fluorescente e não se lembrar imediatamente da equipe liderada por Bill Murray e companhia. Para além de fantasias de Halloween e referências inesquecíveis em séries como 'Stranger Things', a história levada aos cinemas pelas mãos de Ivan Reitman contribuiu para solidificar o que entendemos hoje por um blockbuster moderno. Mas, afinal, o que exatamente faz de 'Ghostbusters' tão icônico?

A história surgiu de uma ideia mirabolante que foi aprimorada

Idealizado por Dan Aykroyd e John Belushi, 'Os Caça-Fantasmas' começou como uma história de investigadores paranormais que viajavam no tempo usando um carro mágico para capturar fantasmas. Aos poucos, a trama que chegou aos cinemas foi tomando forma, com a ajuda do corroterista Harold Ramis, também um dos protagonistas. 

A união do quarteto, formado por Harold Ramis, Dan Aykroyd, Ernie Hudson e um Bill Murray até então conhecido mais por suas participações no Saturday Night Live, foi o que catapultou o projeto ao sucesso. A sincronia de todo o elenco, incluindo Sigourney Weaver, Annie Potts e Rick Moranis, segura toda a história no lugar mesmo quando não há muito a ser dito, e torna a experiência de assisti-lo inúmeras vezes algo prazeroso e confortável. Por isso, nunca subestime uma boa escalação!

Rick Moranis em cena de Os Caça-Fantasmas 2, sua última aparição no papel do contator e advogado dos Ghostbusters, Louis Tully (Imagem: Divulgação/Sony)
Rick Moranis em cena de Os Caça-Fantasmas 2, sua última aparição no papel do contator e advogado dos Ghostbusters, Louis Tully (Imagem: Divulgação/Sony)
Foto: Canaltech

Mas é claro que esta não é a única característica marcante de 'Os Caça-Fantasmas'. A mistura de humor, ficção científica e uma história absurda não era algo inédito na época, mas o filme ganhou espaço por ter uma história original que não tentava parodiar clássicos como 'Star Wars' ou semelhantes. Isso mostrou que havia demanda de público para esse tipo de história, e o sucesso foi tanto que o básico da fórmula da franquia -- escolher um gênero e torná-lo divertido -- foi repetido inúmeras vezes no cinema nas últimas quatro décadas. 

Pense, por exemplo, em filmes de heróis. Para o bem ou para o mal, a leveza nas histórias tornou-se um elemento crucial, e a hegemonia do Universo Cinematográfico Marvel, incontestável por anos até 'Vingadores: Ultimato', tem algo a creditar ao tom empregado por Reitman na mistura de ficção e comédia de 'Ghostbusters'. E o mesmo se diz de outros gêneros; afinal, 'Os Caça-Fantasmas' é um raro exemplo de filme que tem um pouco de tudo e comanda a mistura de terror, romance, comédia e suspense absurdamente bem.

Para o crítico Christopher Williams, o que faz o filme funcionar é justamente a combinação de humor e efeitos especiais, sem que um ofusque o outro. O americano argumenta que, apesar de o filme ter vários subtextos relacionados ao capitalismo, ao respeito pela ciência e aos trabalhadores comuns sendo responsáveis por salvar o mundo, ele se torna um sucesso por ser considerado "um filme sobre nada", em que a leveza é o principal elemento. 

"A verdade é que 'Os Caça-Fantasmas' é um filme que ameaça ruir a cada segundo, mas isso nunca acontece. É um filme cujo roteiro original nunca deveria funcionar (...) Quando Reitman entrou na história, a lenda dos quadrinhos Ramis ajudou a estruturá-lo e combinar o conhecimento de Aykroyd do sobrenatural com algo mais engraçado e conciente do orçamento. Nunca parece que a premissa está em guerra com a comédia"

Chris Williams, crítico de cinema

Para o executivo Jackson Connor, do portal Complex, o balanceamento perfeito de todas as partes desta complexa equação é o segredo do sucesso. 

"Os Caça-Fantasmas é o raro filme em que todas as atuações estão no ponto, todas as piadas funcionam e todas as cenas perpetuam a ilusão de um universo fora desse mundo caótico em que vivemos. Exala nostalgia, mas, ao mesmo tempo, pode ser apreciado sem ironia."

Jackson Connor, Complex

Às sequências, sobrou a missão de faz jus ao patamar cultural em que o filme de 1984 foi eternizado. Será possível? O mais recente exemplar, 'Ghostbusters: Apocalipse de Gelo' está em cartaz nos cinemas. 

Os atores mais amados pelo Brasil Os atores mais amados pelo Brasil

Fonte: Redação Entre Telas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade