5 motivos para ver 'Motel Destino' nos cinemas
Novo longa do diretor Karim Aïnouz já está em cartaz.
Já está em cartaz nos cinemas brasileiros "Motel Destino", novo filme nacional dirigido por Karim Aïnouz. Estrelado por Fabio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha, o longa conta a história do homônimo motel, palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano daquele ambiente.
Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra
Novo filme de Karim Aïnouz
Primeiro filme do diretor rodado inteiramente no ceará desde "O Céu de Suely" (2006), o longa é o trabalho mais recente do diretor de "A Vida Invisível" (2019), com Fernanda Montenegro e Carol Duarte.
"Depois de tantos anos longe do Brasil, ainda mais tempo longe do Ceará, colocar esse filme no mundo é, para mim, uma felicidade imensa. Os últimos anos foram muito difíceis", pontua.
"Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. ‘Motel’ é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola", resume o cineasta.
Exibido em Cannes
Em maio deste ano, estreou no Festival de Cannes, onde foi aplaudido e repercutido pela crítica internacional --que até estranhou certos elementos, mas destacou a particularidade da trama.
Uma 'ode ao desejo'
Para o diretor, o filme exalta o desejo como 'motor da vida', destacando visual e narrativa vibrantes.
"Eu me inspirei bastante na pornochanchada e no cinema policial. Posso resumir Motel Destino como um thriller erótico, mas ele é, antes de tudo, uma história de amor. O amor entre um jovem periférico que vive a revelia de um sistema que deseja sua extinção e uma mulher se encontra em um relacionamento abusivo e desafia as opressões e tentativas constantes do patriarcado de silenciá-la", adianta Aïnouz.
Trabalho intenso do elenco
Fábio Assunção contou em entrevista ao jornal O Dia que fez uma dieta rígida para emagrecer 10kg para o personagem, Elias.
O ator contou que ingeria entre quatro e cinco ovos pela manhã, e nada mais ao longo do dia. "Fui perdendo massa magra. A frequência também foi baixando, fui ficando mais silencioso. E, assim, fui encontrando o personagem", declarou.
Vai virar trilogia
O diretor já adiantou que o filme é a primeira parte de uma trilogia, com os outros filmes acompanhando personagens secundários desta primeira trama.