60 anos após lançamento, Mary Poppins tem classificação alterada por linguagem discriminatória
O Reino Unido alterou a recomendação de idade para o filme clássico de Walt Disney.
Embora a utilidade dessas escalas seja, no mínimo, questionável, é curioso que se tenha decidido alterar a classificação etária de um filme 60 anos após seu lançamento: o comitê britânico BBFG decidiu que Mary Poppins não será mais classificado como "para todas as idades".
O BBFG decidiu mudar a recomendação de idade do filme, que até agora era U (como o nosso Livre, o que significa que não contém nada nocivo ou ofensivo), para PG (recomendado para exibição com alguma orientação dos pais) devido ao uso de "linguagem discriminatória".
Linguagem discriminatória em Mary Poppins
Especificamente, eles se referem à palavra Hottentot, um termo pejorativo usado pelos colonizadores holandeses para zombar dos Khoikhoi, um grupo étnico formado pelos primeiros habitantes do sul da África, e mais tarde usado para se referir aos negros em geral.
No filme, é o Almirante Boom que usa essa palavra em duas ocasiões: em uma cena em que pergunta a Michael sobre seus planos ("Are you going to fight the Hottentots or look for hidden treasure?") e na sequência em que ele observa o número de limpadores de chaminés e acredita que eles são uma ameaça ("The Hottentots are going to attack us! Let's give those devils their due").
Novo filme da Disney tem mais de 100 easter eggs homenageando clássicos do estúdio (Entrevista)