8 filmes que relembram lutas políticas das mulheres
Em celebração à conquista do voto feminino, garantido no Brasil em 1932, indicamos filmes que retratam várias lutas da mulheres na história
O direito ao voto feminino é uma conquista recente no nosso país. Foi só a partir de 24 de fevereiro de 1932 que o Código Eleitoral passou a assegurar a chance das mulheres exercerem a democracia nas urnas, e, mesmo assim, somente as que eram casadas, com autorização dos maridos, e viúvas com renda própria que poderiam votar. Na Constituição Federal, o voto das mulheres só passou a ser previsto em 1934.
Não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, as mulheres precisaram se unir para exigir direitos básicos e igualdade. E para celebrar as conquistas do movimento feminista, o Terra separou nesta semana oito filmes e documentários que exaltam as lutas das mulheres nas mais diversas frentes – desde a luta pela participação política e a igualdade salarial nos anos 60 e 70 até os mais recentes protestos contra o machismo.
Confira abaixo a sinopse de cada um dos títulos e onde assisti-los.
Em 1971, uma jovem dona de casa desafia o status quo e se organiza com outras mulheres de sua cidade para lutar pelo voto feminino na Suíça.
As sufragistas (Looke)
No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuíam o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide então coordenar atos de insubordinação para chamar a atenção dos políticos locais à causa.
Feministas: O que elas estavam pensando? (Netflix)
A partir de fotos dos anos 70 que captaram o despertar do feminismo, o filme mergulha na vida das mulheres retratadas e explora a permanente necessidade de mudança.
O Pessoal é Político (Tamanduá)
Documentário retrata a Segunda Onda Feminista no Brasil, com destaque para a participação das mulheres nas organizações políticas de esquerda e na luta armada contra o regime militar.
Revolução em Daggenham (Youtube)
Uma funcionária de uma fábrica da Ford reúne as colegas a fim de lutar por igualdade salarial, em uma atitude que desafia o status corporativo, ameaça o casamento dela e provoca uma mudança decisiva na sociedade inglesa da década de 60.
A juíza (Telecine)
Um retrato íntimo da vida e da carreira de Ruth Bader Ginsburg, juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos que se tornou um improvável ícone da cultura pop. Além de sua trajetória, o documentário explora suas primeiras batalhas jurídicas e como elas mudaram o mundo para as mulheres.
Mulher (Telecine)
Documentário traz reflexões sobre a realidade atual na perspectiva de 2.000 mulheres de diversas nacionalidades. Ao discutir temas como maternidade, educação, independência financeira, sexualidade e outros assuntos, as entrevistadas jogam luz nas injustiças relacionadas a questões de gênero.
Estrelas além do Tempo (Telecine)
No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.
Assistiu a algum filme que destaca a luta política das mulheres? Deixe sua sugestão nos comentários abaixo.