Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A atriz que recusou Ainda Estou Aqui — e abriu espaço para Fernanda Torres

Artista inicialmente almejada pelo diretor Walter Salles chegou a estudar antes de negar participação por motivos de saúde

7 jan 2025 - 10h52
(atualizado às 15h26)
Compartilhar
Exibir comentários
None
None
Foto: Ainda Estou Aqui ( divulgação) / Rolling Stone Brasil

Em um universo paralelo, Fernanda Torres não seria premiada com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama pelo papel em Ainda Estou Aqui. A filha dos atores Fernanda Montenegro e Fernando Torres não era a primeira opção do diretor Walter Salles para interpretar Eunice Paiva.

Originalmente, o cineasta queria trazer Mariana Lima para o trabalho. A atriz, com interpretações notáveis na TV, cinema e teatro, chegou a ser convidada e até estudou a obra, mas recusou participar.

O motivo tem a ver com sua saúde e a própria deu mais explicações em entrevista de dezembro ao jornal O Globo. Mariana, que recentemente deu vida a Tia Salete na novela No Rancho Fundo (2024), havia sofrido um colapso nervoso. Também passara por uma separação após 25 anos de casamento e a perda da mãe.

"Cheguei a ver fotos, estudar um pouquinho. Mas aí veio esse meu processo, e ele achou que eu não ia dar conta. Realmente, eu não ia."

Na época em que a entrevista foi realizada, a artista não havia assistido ao longa. Todavia, prometeu que iria conferir em algum momento.

"Ainda não consegui ver o filme... Sei que vai bater num lugar... Mas vou ver. Penso que se tivesse feito, não teria feito a novela. Apesar de amar Waltinho... Ele disse: 'a gente vai fazer um filme juntos, fica tranquila'. Na época, doeu bastante. Fico super feliz com tudo que está acontecendo com o filme, mas tenho sensação que não era para ser."

Por fim, Mariana Lima celebrou o trabalho em No Rancho Fundo, que só foi possível devido à recusa de Ainda Estou Aqui. Também destacou a retomada de seu interesse por papéis em novelas, formato do qual estava afastada nos últimos anos.

"E foi a novela no lugar, é a vida. E estou super a fim de fazer mais novela."

Fernanda Torres conquista Globo de Ouro

Fernanda Torres venceu no último domingo (5) — madrugada de segunda-feira (6) no Brasil — o Globo de Ouro de Melhor Atriz pelo papel em Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. A atriz disputava o prêmio com Angelina Jolie (Maria), Nicole Kidman (Babygirl), Kate Winslet (Lee), Pamela Anderson (The Last Showgirl) e Tilda Swinton (O Quarto ao Lado).

A última vez que o Brasil havia garantido o Globo de Ouro foi em 1999, quando Central do Brasil (1998) levou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. No mesmo ano, Fernanda Montenegro concorreu à categoria de Melhor Atriz, mas perdeu para Cate Blanchett em Elizabeth (1998).

Durante entrevista à TV Globo nos bastidores da premiação comandada pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, Fernanda Torres falou sobre as expectativas que tinha para o resultado da disputa na categoria na qual saiu vitoriosa. Ela disse:

"Achava que não tinha jeito, a menor chance. Estou chocada. [Uma emoção muito grande] mesmo, por tudo, pela história com a mamãe, com Walter... pela Eunice Paiva, pelo Marcelo Paiva [autor do livro que foi base para o filme e filho de Eunice e Rubens Paiva], eu estou tão... esse filme é tão bonito, está movendo tantas coisas. Marcelo, eu não falei teu nome! Amo você, cara. O livro dele que moveu esse filme. É tudo muito bonito."

Além disso, ela relembrou como Montenegro tinha boas expectativas para Globo de Ouro 2025:

"Mamãe tinha certeza! Ela falava: 'vai levar'."

Em seguida, Fernanda Torres refletiu sobre a maneira como ela avalia a vitória na premiação de Hollywood:

"É um ano muito dividido porque todo mundo merecia. Eu não sei. Acho que o trabalho da gente... não tenho ideia. Não sei quem vota, a gente está num trabalho muito forte. Meu nome veio vindo. [A revista] Variety ajudou imensamente, Collider, Deadline. Começou uma campanha bonita comigo, sabe? Mas não tenho ideia."

Além disso, a atriz disse que a ideia de vencer o Globo de Ouro era muito distante e já estava satisfeita apenas com a nomeação. Por fim, destacou o efeito que tal conquista pode ter na arte brasileira.

"Estou agora realmente emocionadíssima. Espero que ainda mais gente vá ver esse filme, O Auto da Compadecida 2, Manas e ver milhares de filmes lindos que a gente faz e que isso ajude a fortalecer o cinema, o teatro e a arte no Brasil. Vamos ter orgulho dos nossos artistas e escritores. É um pouco isso. Esse filme trouxe isso de volta."

A história de Ainda Estou Aqui

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui é ambientado no Rio de Janeiro, no início dos anos 1970, em meio à ditadura militar, e conta a história de Eunice Paiva, mãe de cinco filhos, que se envolve em uma busca infindável pela verdade após o seu marido, Rubens, ser levado por policiais à paisana e desaparecer.

O longa é estrelado por Fernanda Torres (Casa de Areia, Fim) e ainda conta com Fernanda Montenegro (Central do Brasil, Doce de Mãe), Selton Mello (Lisbela e o Prisioneiro, Meu Nome Não é Johnny), Maeve Jinkings (Pedágio), Antonio Saboia (Destino Particular), Humberto Carrão (Marighella) e Marjorie Estiano (Sob Pressão) no elenco.

Assista ao trailer:

Especial de cinema da Rolling Stone Brasil

O cinema é tema do novo especial impresso da Rolling Stone Brasil. Em uma revista dedicada aos amantes da sétima arte, entrevistamos Francis Ford Coppola, que chega aos 85 anos em meio ao lançamento de seu novo filme, Megalópolis, empreitada ousada e milionária financiada por ele próprio.

Inabalável diante das reações controversas à novidade, que demorou cerca de 40 anos para sair do papel, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: "Alegria".

O especial ainda traz conversas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello sobre Ainda Estou Aqui, um bate-papo sobre trilhas sonoras com o maestro João Carlos Martins, uma lista exclusiva com os 100 melhores filmes da história (50 nacionais, 50 internacionais), outra lista com as 101 maiores trilhas da história do cinema, um esquenta para o Oscar 2025 e o radar de lançamentos de Globoplay, Globo Filmes, O2 Play e O2 Filmes para os próximos meses.

O especial de cinema da Rolling Stone Brasil já está nas bancas de jornal, mas também pode ser comprado na loja da editora Perfil por R$ 29,90. Confira:

+++ LEIA MAIS: Ainda Estou Aqui resgata a importância de contar os horrores do regime militar brasileiro a uma nova geração

+++ LEIA MAIS: Marcelo Rubens Paiva, autor de Ainda Estou Aqui, celebra vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro

+++ LEIA MAIS: Fernanda Torres brinca após vitória no Globo de Ouro: 'Ainda Estou Aqui trabalhando!'

+++ para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram

+++ para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade