Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A categoria inédita que Oscar terá a partir da edição de 2028

Além da nova categoria na 100ª edição do prêmio, Academia de Artes e Ciências Cinematográficas incluirá Melhor Elenco em 2026

11 abr 2025 - 10h52
Compartilhar
Exibir comentários
Estatuetas do Oscar expostas na 94ª edição do prêmio, que aconteceu em 27 de março de 2022
Estatuetas do Oscar expostas na 94ª edição do prêmio, que aconteceu em 27 de março de 2022
Foto: Robert Gauthier / Los Angeles Times via Getty Images / Rolling Stone Brasil

Após muita espera e diversas campanhas com mobilizações de alguns setores de Hollywood, Academia de Artes e Ciências Cinematográficas finalmente revelou que a centésima edição do Oscar terá um prêmio inédito.

A partir do 100° Oscar, que está marcado para 2028 e reconhecerá filmes lançados ao longo de 2027, Academia deve premiar coordenadores de dublê com a categoria Achievement inStunt Design (que deve ser traduzida como Melhor Design de Dublês ou Melhor Design de Acrobacias).

Vale destacar como a edição de 2028 do prêmio terá 25 categorias, visto que, em 2026, o evento terá outra categoria: Melhor Elenco, que premiará diretores de elenco, responsáveis por selecionar os atores e atrizes que vão interpretar personagens.

Em comunicado à imprensa, Bill Kramer, CEO da Academia, e Janet Yang, presidente da instituição, falaram sobre a novidade do Oscar. "Desde os primórdios do cinema, o design de dublês tem sido parte integrante da produção cinematográfica. Estamos orgulhosos de homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos, e os parabenizamos por seu comprometimento e dedicação para alcançar esta ocasião memorável", afirmaram.

Em 2027, Academia revelará as regras para elegibilidade da nova categoria, enquanto detalhes da apresentação do prêmio serão determinados pelo Conselho de Administração da Academia e pela liderança executiva nos próximos meses.

+++LEIA MAIS: Conclave, vencedor do Oscar 2025, estreia nas plataformas digitais

+++LEIA MAIS: Halle Berry sobre ser a única mulher negra a vencer Oscar de Melhor Atriz: 'O sistema não é feito para nós'

+++LEIA MAIS: Ainda Estou Aqui, vencedor do primeiro Oscar brasileiro, estreia no Globoplay

+++LEIA MAIS: Valentina Herszage sobre Ainda Estou Aqui: 'A gente sempre acreditou muito no filme'

+++LEIA MAIS: A reação inesperada de Benny Blanco ao ser confundido com Bad Bunny nos bastidores do Oscar

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade