A época em que Christopher Nolan quase fez um filme de terror: Os sonhos do diretor moldaram um de seus maiores sucessos
Um clássico do gênero de fantasia teria sido uma grande influência.
Quando era estudante, Christopher Nolan costumava ter sonhos lúcidos nos quais ele estava ciente de que estava sonhando. O diretor usou ideias e imagens de seus próprios sonhos como inspiração para suas histórias e como capturar os efeitos visuais. No livro "Christopher Nolan: The Iconic Filmmaker and His Work", o cineasta afirmou: "Eu sonhei com o fim de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge".
Nolan se preocupa com essas ideias que vêm do subconsciente porque, ao contrário do "realismo confuso" que muitas vezes define sequências de sonhos em filmes, a criatividade do inconsciente é mais linear. Esses tipos de sonhos moldaram o que é um de seus longa-metragens mais bem-sucedidos e populares: A Origem.
O filme, sim, poderia ter sido muito diferente se tivesse seguido seu impulso original. Inicialmente, Nolan imaginou A Origem como um filme de terror sobre pessoas presas em um conjunto de pesadelos interconectados, muito semelhantes aos sonhos que o cineasta já teve.
Sua ideia também seria inspirada por um dos maiores clássicos de terror: A Hora do Pesadelo. O filme de Wes Craven sobre Freddy Krueger, o terrível assassino sobrenatural que habita o universo dos sonhos, também tem uma boa base que Nolan poderia ter usado se quisesse fazer sua grande estreia no gênero.
O diretor de Oppenheimer, no entanto, optou por mais um ar de suspense de espionagem. Inclusive, A Origem pode ser visto como uma analogia para o processo de criação de um filme, com cada persona…
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