A estrela de O Senhor dos Anéis que não quer ver a série do Prime Video, mas estará em outro filme de Tolkien
"Seria engraçado voltar e tentar assistir", contou a atriz, que participou de dois dos três longas dirigidos por Peter Jackson.
Fazer spin-off de uma franquia consagrada pelo público e pela crítica é sempre motivo de polêmica. Por um lado, é uma ótima notícia saber que algo tão adorado vai retornar e ser expandido; por outro, há o receio constante de que as novas produções estraguem aquilo que deu certo. Foi esse o debate que dominou o segundo semestre de 2022 com as estreias das séries House of the Dragon e O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder.
Esta última, original do Amazon Prime Video, não fez tanto sucesso quanto se esperava e recebeu comentários duros tanto da imprensa especializada quanto dos admiradores da mitologia de J.R.R. Tolkien. A trama se passa na Segunda Era da Terra-média, milhares de anos antes da trilogia dirigida por Peter Jackson. Portanto, muito se especulou se os atores dos filmes veriam o derivado. Alguns foram bem honestos, como Miranda Otto.
A intérprete de Éowyn em As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003) revelou recentemente ao Metro.co.uk que não viu Os Anéis de Poder, mas vai fazer isso em algum momento. "É uma coisa engraçada, porque a experiência para mim foi tão especial que parece congelada naquele momento", explicou Miranda.
"Desejo muito sucesso, mas, de certa forma, seria engraçado para mim voltar e tentar assistir", continuou a australiana de 55 anos. No entanto, ela ainda tem ligações com O Senhor dos Anéis, já que está envolvida na animação A Guerra dos Rohirrim, com lançamento previsto para abril de 2024 nos Estados Unidos.
Nela, Miranda reprisa o papel de Éowyn, que não só a personagem principal, como a narradora. Uma nobre guerreira do povo Rohirrim, que vive no reino de Rohan, é ela quem contará a história de seus ancestrais: uma batalha lendária que ajudou a moldar a Terra-média e que está relacionada ao emblemático Abismo de Helm.
Foi um trabalho que ela aceitou sem pestanejar. "Philippa [Boyens], uma das roteiristas do original, me ligou e perguntou se eu estaria disposta a voltar e narrar o desenho. Eu disse que sim porque achei que seria interessante voltar à personagem", lembrou Miranda. "Foi uma maneira divertida de manter a personagem [viva] tantos anos depois."
Embora a atriz não tenha passado horas sendo caracterizada como na trilogia de Jackson, há um detalhe curioso ao qual ela teve que se atentar. "Foi divertido voltar e encontrar a voz novamente, tentar pensar na personagem mais velha e ver se é semelhante o suficiente à minha voz daquela época", relatou Miranda.
Em entrevista anterior ao Metro.co.uk, Bernard Hill - que encarnou o pai de Éowyn, rei Théoden, em O Senhor dos Anéis - detonou o seriado do Prime Video. "É uma máquina de fazer dinheiro, não estou interessado em assistir ou aparecer nele. Boa sorte para eles e tudo mais, mas não é como a coisa real", disparou.
Em todo caso, Os Anéis de Poder já teve sua 2ª temporada confirmada. As filmagens, aliás, estão sendo finalizadas mesmo com a greve de roteiristas em Hollywood, à qual os showrunners J.D. Payne e Patrick McKay aderiram. A estreia deve acontecer só em 2024.
A árvore que fala em O Senhor dos Anéis tem a voz de um ator bem conhecido da saga - e ninguém notou