"À frente de seu tempo": Nolan celebra obra-prima de super-heróis
O diretor tem muito respeito por cineastas como Zack Snyder.
Para Christopher Nolan, o filme 'Watchmen' é uma obra-prima. Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, o diretor de 'Oppenheimer' compartilhou seu fascínio pela magnífica adaptação cinematográfica da igualmente magnífica graphic novel de Alan Moore.
"Sempre achei que 'Watchmen' estava à frente de seu tempo", disse Nolan, que também enfatizou que filmes desse tipo não existiam desta forma na época. "Teria sido fascinante se tivesse surgido depois de 'Os Vingadores'."
Dirigido por Zack Snyder, 'Watchmen' foi lançado em 2009, época em que o cinema de super-heróis estava se firmando em Hollywood graças à trilogia de 'Homem-Aranha' de Sam Raimi (2002-2007) e aos primeiros filmes do MCU, como 'Homem de Ferro' e 'O Incrível Hulk' (ambos de 2008), mas um conjunto comparável de heróis ou anti-heróis lutando lado a lado não foi visto em tal escala até os filmes dos 'Vingadores', de 2012.
No entanto, um ponto crucial é varrido para debaixo do tapete – porque, no caso de 'Watchmen' em particular, tudo se resume a ver o corte certo. A versão mais conhecida é provavelmente a versão de cinema, que não apenas passou pela tela, mas também foi a versão mais comum no cinema em casa por muito tempo. No entanto, é de longe a versão mais fraca do filme.
Embora o 'Director's Cut', com quase três horas de duração, já seja um caso épico e completo que dá à ver…
"Isso me envergonha, não me incomode de novo": A resposta contundente de Alan Moore sobre 'Watchmen'