Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Ainda Estou Aqui' já foi indicado ao Oscar? Entenda o caminho do filme até a premiação

Filme estrelado por Fernanda Torres chega aos cinemas no dia 7 de novembro.

2 nov 2024 - 05h01
Compartilhar
Exibir comentários
"Ainda Estou Aqui" mostra a força de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, ao lado de sua família, antes do desaparecimento de seu marido
"Ainda Estou Aqui" mostra a força de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, ao lado de sua família, antes do desaparecimento de seu marido
Foto: Reprodução digital | Sony Pictures / Portal EdiCase

Tido como a "grande esperança do Brasil no Oscar", o filme "Ainda Estou Aqui" estreia nos cinemas nacionais na próxima quinta-feira, dia 7 de novembro. O longa estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, com a participação de Fernanda Montenegro, está fazendo sucesso nos festivais internacionais e, por isso, as pessoas estão de olho nele para a próxima temporada de premiações. 

Diante de tanta expectativa em torno do lançamento e as possibilidades de Oscar, é normal que as pessoas tenham dúvidas. Mas, afinal, "Ainda Estou Aqui" já está indicado ao Oscar? O que ainda precisa acontecer?

O Oscar é um prêmio organizado anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), dos Estados Unidos, para premiar os melhores filmes lançados no ano anterior. O Brasil tem chances de concorrer na categoria de melhor filme estrangeiro, mas outras categorias também são uma possibilidade.

Quando saberemos se Ainda Estou Aqui foi indicado?

Anualmente, cada país nomeia um filme para representá-lo na edição seguinte do Oscar, e a ideia é sempre selecionar um filme que tenha chances de levar a estatueta. 

Neste ano, a Academia Brasileira de Cinema já escolheu "Ainda Estou Aqui" para ser o nosso representante no Oscar 2025. Mas isso não quer dizer que o filme já esteja indicado. 

Agora, o longa de Walter Salles percorre um caminho em busca de uma vaga entre os indicados. A partir da lista dos representantes de cada país, os membros da AMPAS votam até reduzir a quantidade de filmes que continuam na corrida.

88 países se submeteram à corrida, cujo prazo se encerrou no último dia 2 de outubro, e agora precisamos ficar de olho em outras datas importantes.

A primeira destas datas é o dia 17 de dezembro, quando a Academia divulga as shortlists, isto é, as listas com os pré-selecionados nas principais categorias. Essas listas contêm 15 filmes de cada uma das categorias que avançam para a próxima fase de votações. 

Caso o Brasil esteja nessa pré-lista, então temos grandes chances de uma indicação real. Depois disso, a lista oficial de indicados será anunciada no dia 17 de janeiro de 2025.

Em quais categorias o Brasil tem chances?

Além da categoria de melhor filme internacional, o Brasil tem feito campanha para as categorias de melhor atriz (Fernanda Torres), melhor roteiro adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega, vencedores em Veneza), melhor ator coadjuvante (Selton Mello), melhor direção (Walter Salles), melhor montagem (Affonso Gonçalves) e melhor filme. 

Adaptado a partir do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, "Ainda Estou Aqui" conta a história de enfrentamento e sobrevivência de Eunice Paiva, mãe de cinco filhos e esposa do engenheiro e político Rubens Paiva (Mello), assassinado pela ditadura militar. A partir do desaparecimento de Rubens, levado de sua própria casa por militares a paisana, Eunice precisa se reinventar para que a família continue de pé.

Fonte: Redação Entre Telas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade