Além de Ainda Estou Aqui, quais filmes brasileiros concorreram ao Oscar?
Brasil e o Oscar tem uma história longa para além de Ainda Estou Aqui; relembre filmes brasileiros que ganharam uma indicação na premiação
As indicações do Oscar 2025 saíram durante esta quinta-feira (23) e Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, conseguiu três indicações: Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e a de Fernanda Torres como Melhor Atriz, que venceu o Globo de Ouro como Melhor Atriz de Drama. Além deste caso, outros longas nacionais já concorreram na maior premiação de cinema.
Vale pontuar que Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a Academy Awards, indica filmes para a premiação desde 1929, na sua primeira edição. Ao todo, 13 filmes nacionais já conseguiram uma vaga de destaque, porém apenas 9 são consideradas totalmente brasileiras.
Entre as produções mais recentes que consideram uma indicação estão: Cidade de Deus com a indicação de Fernando Meirelles em Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia, tudo no ano de 2004. Central do Brasil com Melhor Filme Internacional e Fernanda Montenegro como Melhor Atriz, em 1999. O Menino e o Mundo, animação de Alê Abreu, recebeu uma indicação em 2016 como Melhor Animação. O Pagador de Promessas também conseguiu uma em 1963 como Melhor Filme Internacional.
No campo de Melhores Documentários: Lixo Extraordinário, uma coprodução do Brasil e Reino Unido, recebeu uma indicação em 2011; O Sal da Terra, uma produção do Brasil, França e Itália, esteve indicada em 2015. Democracia em Vertigem, de Petra Costa, esteve na categoria em 2020. Em 1979, Raoni, documentário da França, Brasil e Bélgica, mas considerado como indicação belga, entrou na categoria.
Brasil reinou!
Outros grandes nomes estiveram por lá: Em 1996, O Quatrilho também concorreu em Melhor Filme Internacional e contou com nomes de peso no elenco como Patrícia Pillar e Glória Pires. Em 1998, O Que É Isso, Companheiro? também concorreu na mesma categoria e tinha Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães no elenco.
Por fim, Uma História de Futebol conseguiu uma indicação em 2001 em Melhor Curta de Ficção. No elenco, Antonio Fagundes e José Rubens Chachá brilharam como nomes de destaque da trama.
Completam a lista: Orfeu Negro, que teve envolvimento de França, Itália e Brasil. Foi considerado como uma candidatura francesa e venceu como Melhor Filme Internacional em 1960. O Beijo da Mulher-Aranha, uma colaboração entre Brasil e Estados Unidos, em 1986, que foi indicado a Melhor Filme, Héctor Babenco como Melhor Diretor, William Hurt como Melhor Ator, que venceu a categoria e Melhor Roteiro Adaptado.