Após décadas, o roteiro perdido de David Lynch para Duna 2 foi finalmente encontrado
A adaptação de "Dune Messiah" por David Lynch, nunca se concretizou.
Duna: Parte 2, do cineasta Denis Villeneuve, chega em breve aos cinemas brasileiros, e nunca é demais relembrar que em 1984, David Lynch já havia realizado sua versão do romance de Frank Herbert, com Duna. O "clássico cult" nunca recebeu uma sequência, e a franquia só foi retomada (e reimaginada) por Villeneuve em 2021. Contudo, o que parecia ser uma história superada, ganhou uma reviravolta, no mínimo, interessante.
A revista norte-americana Wired revelou na última semana, detalhes sobre um rascunho inacabado para a sequência de Duna, de David Lynch: "Dune Messiah". Descoberto por Max Evry, autor de "A Masterpiece in Disarray: David Lynch's Dune. An Oral History", a partir de arquivos da California State University, tal documento ficou desaparecido por quase quatro décadas.
O cineasta já havia declarado que, de fato, escreveu metade do roteiro para uma sequência. Todavia, o mesmo revelou no livro "Lynch on Lynch" de 1997: "Escrevi metade de um roteiro para o segundo Duna. Eu realmente me interessei, mas não é uma grande história."
Um grande filme que não existiu
Duna não é considerado, exatamente, um ponto alto de Lynch, além de ter sido um fracasso de bilheteria. Tais fatores colaboraram para a interrupção do que poderia ter sido, à época, uma franquia de filmes baseada nos seis livros do universo de Duna. Mas, Max Evry…
Duna 2: Filme com Timothée Chalamet já é um recorde para o diretor Denis Villeneuve