Após morte de ator de 'Parasita', Bong Joon Ho exige investigação sobre atuação da polícia e mídia coreana no caso
Lee Sunkyun faleceu em 27 de dezembro de 2023.
Nesta sexta-feira (12), o diretor de 'Parasita', Bong Joon Ho, liderou uma conferência de imprensa em Seul, na Coreia do Sul, para exigir uma investigação sobre a morte do ator Lee Sunkyun, protagonista do filme, que faleceu em 27 de dezembro do ano passado.
O ator estava sendo investigado pela polícia de Incheon por suposto uso recreativo de drogas —atividade proibida no país— e a mídia coreana fez disso um grande holofote, como aconteceu também com o ator de 'Profecia do Inferno', Yoo Ah In, que não apenas está em investigação como também chegou a ser agredido por cidadãos após uma audiência.
A reivindicação de Bong Joon Ho foi apoiada por outros artistas, organizações culturais e associações comerciais e visa esclarecer os métodos policiais e a regularização da cobertura jornalística sensacionalista que pode ter contribuído para a decisão do ator de tirar a própria vida.
"São necessárias melhorias legislativas claras para garantir que os princípios e exceções não sejam revertidos entre os direitos humanos dos suspeitos e o direito do público de saber, e que as autoridades investigativas não interpretam e aplicam arbitrariamente a intenção da lei", pontuou o grupo de apoiadores.
A princípio, a polícia negou as acusações de negligência, mas o diretor de 'Parasita' quer um relatório mais completo e esclarecedor. "Suas três aparições policiais, desde o teste de reagente simples até o teste negativo, foram transmitidas ao vivo para a mídia. As gravaçõ…
Parasita vai virar série na HBO com Bong Joon Ho e Adam McKay