PUBLICIDADE

Atores em greve são proibidos de se fantasiar como personagens de filmes e séries no Halloween

24 out 2023 - 20h01
(atualizado em 25/10/2023 às 08h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Além de ser um feriado bastante importante nos Estados Unidos, o Halloween costuma causar grande comoção entre os atores de Hollywood todos os anos, que adoram exibir fantasias mirabolantes — muitas vezes baseadas em programas de TV ou filmes de sucesso.

Em 2023, no entanto, essa data promete ser diferente. Por conta da greve dos atores que está em curso desde maio, as celebridades foram avisadas de que vestir-se como personagens de grande programas e longas-metragens violaria os termos definidos. Logo, diversas fantasias esperadas para  este ano estão estritamente proibidas.

Greve dos atores

(Fonte: GettyImages)
(Fonte: GettyImages)
Foto:  GettyImages  / Mega Curioso

A proibição do uso de certas fantasias foi algo determinado pelos membros da SAG-AFTRA — um sindicato conjunto de atores de cinema, televisão e rádio —  que atualmente estão em greve contra a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) por uma compensação justa.

Algumas das regras da greve são bem óbvias: nenhum dos atores filiados pode, por exemplo, trabalhar em uma produção para qualquer estúdio que faça parte da AMPTP. Eles também não podem promover o trabalho existente, o que significa que os atores não podem comparecer em estreias ou outros compromissos com a imprensa de novos filmes badalados.

O que muitos não haviam notado é que essas regras também se aplicação às fantasias de Halloween. De acordo com o The Hollywood Reporter, o sindicato divulgou recentemente diretrizes sobre o que os grevistas devem ou não fazer durante o feriado. Segundo o SAG-AFTRA, os participantes devem "escolher trajes inspirados em personagens e figuras generalizadas (fantasma, zumbi, vampiros e por aí vai)".

Proibição de fantasias

(Fonte: Netflix/Divulgação)
(Fonte: Netflix/Divulgação)
Foto:  Netflix/Divulgação  / Mega Curioso

Em seu comunicado, o SAG-AFTRA não foi direto e proibiu os grevistas de se vestirem como personagens de conteúdo recente. Porém, disse para os atores não postarem fotos de fantasias inspiradas em "conteúdo atingido" em suas redes sociais. Sendo assim, você dificilmente verá grevistas se vestindo de Barbie, Wandinha e alguns super-heróis famosos.

Usar tais fantasias promoveria o conteúdo produzido pelos estúdios com os quais os atores estão em disputa. Quantas pessoas seguirão essa determinação é algo que ainda deve ser observado ao longo dos próximos dias, uma vez que as diretrizes não podem exatamente controlar o que uma pessoa posta em suas mídias sociais.

Segundo o The Hollywood Reporter, uma reunião virtual foi feita na última semana entre líderes sindicais e atores como George Clooney, Ryan Reynolds, Scarlett Johansson, Bradley Cooper, Meryl Streep, Robert De Niro, Ben Affleck, Jennifer Aniston, Emma Stone e alguns outros mais.

Os atores sugeriram que os maiores ganhadores da indústria deveriam pagar mais em taxas sindicais — o que geraria uma arrecadação aproximada de US$ 50 milhões por anos —, de modo que preencha a lacuna entre o que o sindicato busca e o que os estúdios estão dispostos a oferecer. Por sua vez, o SAG-AFTRA garante que a greve durará "o tempo que for necessário".

Mega Curioso
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade