"Barbie" leva festa rosa para o Globo de Ouro de domingo
Longa dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie lidera lista de indicações ao prêmio
As estrelas de Hollywood estão se preparando para dançar a noite toda, com o sucesso de bilheteria "Barbie" liderando as indicações para o Globo de Ouro de domingo, o pontapé inicial da temporada de premiações do setor.
A primeira grande festa em Tinseltown desde as contenciosas disputas trabalhistas do ano passado, os prêmios Globo de Ouro homenagearão o melhor do cinema e da televisão, de acordo com cerca de 300 jornalistas de entretenimento de todo o mundo. Isso é uma mudança em relação ao passado, quando cerca de 80 pessoas escolhiam os vencedores.
"Barbie", a aventura da boneca de empoderamento feminino, lidera a lista com nove indicações. O filme dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie deve levar o troféu de melhor filme musical ou comédia, superando "Os Rejeitados", "Pobres Criaturas" e outros, de acordo com especialistas entrevistados pelo site Gold Derby.
O drama histórico "Oppenheimer", com oito indicações, é o favorito para melhor filme de drama. A história sobre o homem por trás da bomba atômica competiu com "Barbie" ano passado em um confronto de bilheteria apelidado de "Barbenheimer".
"Barbie" reinou como o filme de maior bilheteria de 2023, com 1,4 bilhão de dólares em vendas de ingressos. "Oppenheimer" terminou em terceiro lugar com 952 milhões de dólares.
"Posso ver os dois se saindo muito bem no domingo à noite", disse Joyce Eng, editora sênior do Gold Derby.
Robbie e Ryan Gosling, que interpretou o namorado da Barbie, Ken, foram indicados nas categorias de atuação, assim como Cillian Murphy, que retratou J. Robert Oppenheimer.
Leonardo DiCaprio, Robert De Niro e Lily Gladstone estão concorrendo ao Globo de Ouro de interpretação por "Assassinos da Lua das Flores", filme de Martin Scorsese sobre o assassinato de nativos americanos na década de 1920 em Oklahoma.
Bradley Cooper está concorrendo a melhor ator e melhor diretor pelo filme biográfico de Leonard Bernstein "Maestro".
O Globo de Ouro é a primeira grande premiação desde que Hollywood sofreu duas greves amargas de roteiristas e atores no ano passado. As paralisações de trabalho interromperam a produção de filmes e televisão, bem como muitos eventos de tapete vermelho, durante meses.