Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bebê Rena: O que Richard Gadd fez antes da série que virou hit na Netflix?

Aos 34 anos, Richard Gadd foi alçado ao estrelado com série sobre história real de perseguição.

29 abr 2024 - 13h53
(atualizado em 30/4/2024 às 09h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Richard Gadd começou sua carreira de ator e comediante fazendo pequenas apresentações e participando do Edinburgh Festival Fringe. Chegou a ganhar prêmios em 2015 e 2016 e em 2019 estreou seu show 'Baby Reindeer', que logo ganhou fama e mais tarde virou série para a Netflix.
Richard Gadd, autor e protagonista de 'Bebê Rena'
Richard Gadd, autor e protagonista de 'Bebê Rena'
Foto: Ed Miller/Netflix

Não se fala em outra coisa quando o assunto é série da Netflix: desde sua estreia, 'Bebê Rena' tornou-se uma sensação mundial, com a história da perseguição sofrida por Richard Gadd, e seu personagem Donny Dunn, tomando conta das conversas nas redes sociais. Afinal, a série é inspirada em uma história real e muita gente se pergunta quem são as pessoas que viveram de fato aqueles acontecimentos. E o criador e protagonista passou por um longo caminho até aqui.

O escritor, ator e comediante nascido em 1989 na Escócia estudou por um ano na tradicional Oxford School of Drama, escola de teatro e atuação do Reino Unido de onde já saíram talentos como Claire Foy ('The Crown') e Nicola Coughlan ('Bridgerton'). Assim como na série da Netflix, ele começou a carreira fazendo pequenas apresentações de comédia em clubes locais, participando de eventos e competições em busca de uma notoriedade que demorou a chegar nos idos dos anos 2010. 

Durante vários anos, Gadd participou do Edinburgh Festival Fringe, considerado o maior festival de artes do mundo. Realizado anualmente na Escócia, o Fringe permite a participação de qualquer tipo de arte ou artista, e o programa divide os shows em categorias como teatro, comédia, dança, circo, musical, apresentações infantis, entre outros. Gadd sempre participou do programa de comédia, e chegou a ganhar prêmios em 2015 e 2016.

"Eu ía para o Fringe e tinha um mês incrível", recordou em entrevista ao jornal The Guardian, sobre a experiência frustrante nos palcos nesta época. "As pessoas lá adoram coisas estranhas. Mas então eu me apresentava no circuito por 11 meses para o silêncio, porque as pessoas esperavam mais coisas que viam na TV. Se elas pagam caro, querem ver veteranos da comédia, e lá está esse cara colando suas orelhas ao nariz, e elas pensam que não foi para aquilo que pagaram."

8 ótimos suspenses brasileiros para ver no streaming 8 ótimos suspenses brasileiros para ver no streaming

Mas Richard ganhou destaque mesmo em 2019, quando estreou nos palcos o show 'Baby Reindeer', que apresentou pela primeira vez no Festival Fringe. Lá, ele ganhou dois prêmios, e posteriormente fez uma semana de apresentações diárias do texto em Londres. A partir de então, ganhou destaque à medida que a peça percorria novos teatros na capital britânica.

Neste meio-tempo, Gadd também dedicou-se à escrita de roteiros e projetos para a TV. Sua primeira participação em uma série de TV foi em 2012, fazendo figuração em um programa de comédia da BBC. Acumula outras eventuais pontas registradas nos anos de 2014, 2015 e 2016, até que conseguiu um papel maior no telefilme 'Against the Law', de 2017. No ano seguinte, atuou em seis episódios da série 'Clique', e também participou das séries 'Code 404' e 'Tripped'. Apesar de acumular um bom número de participações em curtas e séries para a TV, não teve grande destaque em nenhum deles, embora estivesse sempre trabalhando e afinando seus contatos.

Para a Netflix, seu primeiro trabalho foi em 'Sex Education', participando da sala de roteiristas e chegando a assinar o roteiro de um episódio da segunda temporada, de 2020. 

Após o sucesso repentino de 'Baby Reindeer' nos palcos, Gadd começou a pensar mais alto e a desenvolver uma versão para as telas. Segundo a Vanity Fair, ele participou de 74 reuniões com produtoras e plataformas de streaming até fechar uma parceria com a Netflix em 2020, para fazer uma série com sete episódios. 

Agora, após a ótima recepção de 'Bebê Rena' no streaming, Richard planeja olhar para o futuro. Atualmente, ele está escrevendo uma série em seis episódios para a BBC sobre dois irmãos disfuncionais crescendo em uma cidade sem futuro na Escócia. Também parte autobiográfica, a série vai abordar repressão masculina e "como essas coisas que você aprende quando está crescendo se tornam forças que te corrompem quando você fica mais velho", conta Gadd à VF. A nova série ainda não tem previsão de lançamento.

'Bebê Rena', enquanto isso, está disponível para streaming na Netflix. 

Bebê Rena: por trás do sucesso da minissérie:
Fonte: Redação Entre Telas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade