Beijo gay censurado pela Globo foi gravado 7 vezes e ficou fora do streaming
Cena de afeto entre Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro se tornou um símbolo do conservadorismo na emissora de maior audiência do País
Na noite de sexta-feira, 4 de novembro de 2005, o Brasil parou diante da TV para assistir ao último capítulo da novela 'América' e conferir o propagado primeiro beijo na boca entre dois homens na tela da Globo.
O fazendeiro Júnior (Bruno Gagliasso) e o peão Zeca (Erom Cordeiro) finalmente iriam selar seu 'amor proibido', após superar o medo e a homofobia na trama.
A imprensa apurou que a sequência foi gravada 7 vezes, com beijos de diferentes intensidades. Desde um mais discreto (a fim de não escandalizar a tradicional família brasileira) até um mais intenso.
Na hora H, frustração geral. A sequência foi cortada por ordem da cúpula do canal. A própria autora soube da decisão apenas ao acompanhar o desfecho do folhetim.
“A repercussão de não ter tido o beijo gay foi muito grande. As pessoas ficaram indignadas. E eu fui bem criticada por isso, como se tivesse alguma coisa a ver. A verdade é que eu também fiquei muito triste”, disse Gloria Perez na série documental 'Orgulho na Tela', do Globoplay.
Erom Cordeiro também comentou a respeito na mesma produção sobre os LGBTQIAP+ na Globo. “A gente criou uma expectativa, estávamos torcendo para que isso acontecesse. Eu, como artista, e sendo gay, colocar isso na roda seria incrível."
O lançamento de 'América' no Globoplay, em maio deste ano, gerou empolgação. O tão esperado beijo gay seria liberado? Outro balde de água fria. A versão liberada foi a mesma da TV, sem a icônica cena.
Esse episódio de conservadorismo na Globo voltou à memória dos noveleiros com o último capítulo de 'Pantanal', na sexta-feira (7).
Sem ter divulgado, a novela exibiu um beijo (sem lígua) entre o peão gay Zaquieu (Silvero Pereira) e o colega Zoinho (Thommy Schiavo), que até então era visto como heterossexual.
A internet vibrou com a ousadia. Outra lembrança foi daquele que é considerado o primeiro beijo gay na teledramaturgia global.
Aconteceu no desfecho de 'Viver à Viva', em 2014, entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso). Um momento histórico contra a intolerância e em prol da diversidade na TV.