Black Mirror: O verdadeiro escândalo por trás do episódio mais surreal da 6ª temporada
O episódio 1 da 6ª temporada intitulado "Joan é péssima" é baseado em um escândalo real. Poucas pessoas podem se relacionar com a situação bizarra de Joan como esse indivíduo muito real.
No episódio 1 da 6ª temporada de Black Mirror, "Joan é Péssima", a trama segue Joan (Annie Murphy), uma executiva da indústria de tecnologia cuja vida se transforma em um pesadelo ao ver seu cotidiano sendo quase replicado de forma idêntica em uma série transmitida pela Streamberry, um substituto da Netflix.
Série essa em que Joan é interpretada por Salma Hayek e que é feita com inteligência artificial e tecnologia deep fake, usando as informações do microfone de seu celular.
UMA IDEIA DE THE DROPOUT
Questionado sobre suas inspirações, o roteirista Charlie Brooker disse ao Metro que " às vezes há apenas meia ideia", citando o exemplo de "Joan é péssima", cujo título ficou muito em sua mente. "Uma mulher comum encontra-se na primeira página de um jornal. Ela chega às manchetes, não porque esteja envolvida em um escândalo terrível ou tenha feito algo heroico, mas simplesmente porque é a 'personagem principal do dia".
Ele sabia desde o início que a ideia seria mais eficaz se dependesse das inseguranças de Joan em vez de um evento importante em sua vida, mas ele ainda precisava criar uma história para levar essa ideia. "Não sei qual é a história, mas é uma situação engraçada. Depois teve outra ideia que estava relacionada com imagens geradas por inteligência artificial e transmitidas por um canal de notícia".
Mas como essas duas ideias se juntaram? Brooker se lembra de ter pensado consigo mesmo: "Você tem uma ideia, mas não tem uma história ", e essa história s…