Brasil já venceu um Oscar de Melhor Filme Internacional, mas estatueta ficou com a França
"Ainda Estou Aqui" pode se tornar o primeiro filme oficialmente brasileiro a vencer o Oscar neste domingo, 2
O Brasil pode fazer história neste domingo, 2, com Ainda Estou Aqui, que tem a chance de se tornar o primeiro filme oficialmente brasileiro a vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional. No entanto, essa não seria a primeira vez que uma produção falada em português levaria a estatueta – Orfeu Negro já conquistou o prêmio em 1960, embora tenha concorrido pela França.
Terra terá programa ao vivo sobre o Oscar na noite de domingo; veja como acompanhar
Dirigido pelo cineasta francês Marcel Camus, Orfeu Negro foi uma coprodução entre Brasil, França e Itália. O longa, baseado na peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, foi filmado no Rio de Janeiro, com elenco majoritariamente brasileiro. No entanto, como a produção tinha financiamento francês e o diretor era europeu, o filme foi inscrito no Oscar pela França.
A adaptação do mito grego de Orfeu e Eurídice para o carnaval carioca foi um grande sucesso, vencendo a Palma de Ouro no Festival de Cannes e conquistando o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, como a categoria era chamada na época.
O elenco contava com o ex-jogador Breno Mello no papel de Orfeu. Ele era atleta do Fluminense e chegou a jogar ao lado de Pelé no Santos. Outro atleta de destaque que participou do filme foi Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico no salto triplo, que interpretou a figura da Morte.
Além das atuações e da fotografia vibrante do Rio de Janeiro, a trilha sonora do filme se tornou um marco da Bossa Nova. Composta por Tom Jobim e Luiz Bonfá, trouxe clássicos como A Felicidade e Manhã de Carnaval, que se tornaram referências da música brasileira no exterior.
Apesar do reconhecimento, muitos brasileiros consideram que a vitória de Orfeu Negro no Oscar deveria ser creditada ao Brasil. Caso Ainda Estou Aqui conquiste a estatueta neste ano, será a primeira vez que um filme 100% brasileiro levará o prêmio oficialmente.
Oscar - Arte 1 de Larissa