Brasileiros estão trocando canais de TV por streaming? Mais de 31 milhões de casas já assinam serviços
Estudo divulgado pelo IBGE aponta queda em TV por assinatura.
Nos últimos anos, a migração de alguns grandes artistas e títulos da televisão aberta e a cabo para os streamings têm chamado a atenção - mas fazem todo sentido, já que o público também parece estar fazendo uma nova escolha para se entreter em casa. Um novo estudo divulgado pelo IBGE revela que, entre os brasileiros, houve um aumento da adesão a serviços de streaming, ao mesmo tempo em que caiu o interesse pelos canais de TV por assinatura.
O estudo realizado pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua mostra que, em 2022, 31,1 milhões de domicílios já usavam serviço de streaming pago, um número que corresponde a 43,4% do total de domicílios com aparelhos de televisão em todo o Brasil.
Enquanto isso, o percentual dos domicílios com televisão por assinatura caiu de 27,8% para 27,7%. Este foi o primeiro ano em que o PNAD coletou dados sobre serviços de streamings, então não há comparação com o período anterior - resta ver como este número vai se comportar daqui para frente e diversos fatores podem impactar na escola dos brasileiros.
Segundo o IBGE, até 2019, mais da metade daqueles que não tinham TV a cabo em casa diziam que era por conta do preço. Com isso, o aumento no valor de assinatura dos streamings também pode ser um aspecto a ser considerado no interesse pelo serviço.
Recentemente, alguns dos principais serviços de streaming têm re…