'Bridgerton' é série de maior audiência da Netflix até hoje
Segundo a Netflix, a contagem "oficial" aponta que Bridgerton foi vista por 82 milhões de contas da plataforma
A Netflix agora está dizendo que Bridgerton se tornou sua série mais assistida em todos os tempos. Mas, para isso, precisou admitir que seu anúncio anterior da audiência da série era o que sempre pareceu: um chute.
O streamer havia estimado anteriormente que 63 milhões de assinantes assistiriam ao drama de época produzido por Shonda Rhimes em 28 dias após o lançamento. Agora que já se passou mais de um mês da estreia do programa em 25 de dezembro, os números se provaram muito diferentes. Muito mesmo, a ponto de desacreditar a suposta estimativa da empresa. Ou colocar em dúvida os novos números não auditados.
Segundo a Netflix, a contagem "oficial" aponta que Bridgerton foi vista por 82 milhões de contas da plataforma. Com isso, teria superado o recorde anterior de 76 milhões de visualizações em 28 dias que pertencia a The Witcher.
O site The Hollywood Reporter questionou suas "fontes" (leia-se assessoria de imprensa) sobre a diferença gritante entre os números da projeção de Bridgerton e o anúncio desta quarta (27/1). Veio uma explicação simplista. A diferença nada desprezível de 19 milhões a mais se deveria apenas ao fato de a série ter superado as expectativas da Netflix.
Segundo as "fontes", os padrões de exibição típicos para programas da Netflix tendem a apresentar um grande pico na primeira metade da janela de 28 dias antes de começar a cair. Mas essa desaceleração simplesmente não teria acontecido com Bridgerton. A empresa, portanto, errou na projeção, divulgada 11 dias após a estreia da série.
Embora os números sejam impressionantes, é importante notar que a Netflix não mede sua audiência de maneira realista. A empresa considera que uma série inteira foi visualizada se um assinante assistir a pelo menos dois minutos de um determinado capítulo – que podem ser apenas os créditos de abertura. Na verdade, o anúncio significa que 82 milhões de assinantes viram dois minutos de Bridgerton durante um mês.
Em termos de público total da plataforma, e a se acreditar no novo anúncio da empresa, isso significa que 40,3% de todos os assinantes da Netflix viram Bridgerton.
Ajustados para a passagem de tempo, isto ainda é menos que a percentagem que acompanhou The Witcher, visto por 45% dos membros da Netflix há dois anos, quando a plataforma somava 169 milhões de assinantes em todo o mundo. A Netflix agora tem mais de 200 milhões de assinantes.
Já o conteúdo mais assistido na plataforma em todos os tempos teria sido o filme de ação Resgate, estrelado por Chris Hemsworth. A empresa diz que 99 milhões de contas assistiram ao filme em 28 dias desde o lançamento.