Calígula: O Corte Final ganha data de estreia nos cinemas brasileiros
Estrelado por Malcolm McDowell e Helen Mirren, Calígula (1979) foi um dos principais dramas eróticos de Hollywood nos anos 1970
Um dos principais dramas eróticos da parte final dos anos 1970, Calígula: O Corte Final será relançado pela A2 Filmes nos cinemas brasileiros em comemoração aos 45 anos do lançamento da produção, feita nos Estados Unidos e Itália e dirigida por Tinto Brass, Giancarlo Lui e Bob Guccione.
Com roteiro de Gore Vidal, o longa teve elenco com Malcolm McDowell (Calígula), Helen Mirren (Caesonia), Teresa Ann Savoy (Drusilla), Peter O'Toole (Tibério), John Gielgud (Nerva), Anneka Di Lorenzo (Messalina), Lori Wagner (Agrippine) Paolo Bonacelli (Chaerea), entre outros. Leia a sinopse abaixo:
Quarenta e cinco anos após o lançamento do épico histórico de 1980, CALIGULA: O CORTE FINAL, o produtor e restaurador Thomas Negovan revive a visão original da obra com uma versão composta por cenas inéditas filmadas em 1976. Assombrado pelo assassinato de sua família, o jovem e desconfiado Calígula ( Malcolm McDowell) toma o trono do decadente Império Romano ao eliminar seu avô adotivo ( Peter O'Toole), mergulhando em um ciclo de corrupção, violência e insanidade. A nova montagem é um tratado sobre os efeitos devastadores do poder e restaura, com fidelidade, as intensas performances de McDowell e de Helen Mirren, que vive a sedutora Cesônia, acompanhadas por cenários exuberantes criados pelo vencedor de dois Oscars, Danilo Donati. Esta edição é uma oportunidade inédita de vivenciar a visão integral do filme que se tornou um marco polêmico no cinema.
Informações técnicas:
DIREÇÃO: Aaron Shaps, Thomas Negovan
ROTEIRO: Gore Vidal
PRODUÇÃO: Thomas Negovan
ELENCO: Malcolm McDowell, Helen Mirren, Teresa Ann Savoy, Peter O'Toole, John Gielgud, Guido Mannari, Giancarlo Badessi, Bruno Brive, Adriana Asti, Leopoldo Trieste, Paolo Bonacelli, John Steiner, Mirella D'Angelo
PAÍS/ANO DE PRODUÇÃO: EUA, Itália, 1979, 2023
GÊNERO: Drama, Suspense
DURAÇÃO: 178min (IMDb)
+++LEIA MAIS: Ainda Estou Aqui, candidato do Brasil ao Oscar 2025, estreia nos cinemas
+++LEIA MAIS: Charli XCX é escalada para filme inspirado na história de Joana d'Arc
+++LEIA MAIS: Cinebiografia de Michael Jackson é adiada para final de 2025; entenda
+++LEIA MAIS: Por que Paul Mescal não gosta que chamem filmes de 'conteúdo'?
+++LEIA MAIS: Por que Morgan Freeman prefere interpretar vilões nos filmes