'Ainda Estou Aqui': cemitério onde Eunice Paiva foi enterrada terá visita guiada neste fim de semana
Advogada e ativista interpretada por Fernanda Torres em 'Ainda Estou Aqui' morreu em 2018
O Cemitério do Araçá, no Pacaembu, em São Paulo, vai promover uma visita guiada neste fim de semana em memória a Eunice Paiva, advogada e ativista interpretada por Fernanda Torres no longa-metragem Ainda Estou Aqui. Ela está enterrada no local desde 2018.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A reportagem do Terra visitou o jazigo da família Facciolla, onde Eunice Paiva está enterrada, na tarde desta quinta-feira, 23. O local, que está bem cuidado, preserva o legado da advogada e esposa de Rubens Paiva.
“A vida de Eunice Paiva mostra a importância da memória. Visitando a sua história, entendemos muitas coisas sobre a formação do nosso País, passagens importantes, especialmente sobre regimes ditatoriais. Ela e tantos outros sofreram por não terem o direito de sepultar seus entes queridos, além de toda a violência e de tudo o que tinham para viver após tantos desaparecimentos”, diz o pesquisador Thiago de Souza, que guiará os visitantes ao lado da historiadora Viviane Comunale.
As visitas guiadas fazem parte do projeto O que te assombra?. O encontro gratuito está programado para ocorrer neste domingo, 26, a partir das 10h, no Cemitério do Araçá. A programação é divulgada no perfil do Instagram do projeto.
Eunice Paiva era esposa do deputado Rubens Paiva, desaparecido político que foi preso, torturado e assassinado nos porões do DOI-CODI no Rio de Janeiro em janeiro de 1971. Ela morreu no dia 13 de dezembro de 2018, em São Paulo, depois de 15 anos vivendo com Alzheimer.
A história da família Paiva é retratada no filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, que foi indicado em três categorias do Oscar 2025 nesta quinta-feira. Esta é a primeira vez que um filme brasileiro é indicado à categoria de Melhor Filme na premiação.
Em novembro do ano passado, Fernanda Torres relembrou a visita que fez ao túmulo de Eunice Paiva. "Há um ano, se encerravam as filmagens de Ainda Estou Aqui e fui sozinha agradecer a essa grande brasileira, pela honra de tê-la encarnado no cinema. Obrigada, Eunice", escreveu.