Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Cheguei no SBT com aquilo na mão': Rodrigo Faro relembra encontro com Silvio Santos e 'bênção' para filme

Apresentador volta à atuação para interpretar o comunicador Silvio Santos nos cinemas.

12 set 2024 - 05h00
(atualizado às 14h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Rodrigo Faro em participação no Programa Silvio Santos
Rodrigo Faro em participação no Programa Silvio Santos
Foto: Reprodução/Instagram @rodrigofaro

Desde o lançamento dos primeiros materiais de divulgação de "Silvio", a caracterização de Rodrigo Faro chamou a atenção e se destacou em redes sociais, embora talvez não pelos motivos desejados pela produção do filme. Já em cartaz nos cinemas, o filme narra as horas de sequestro vividas pelo apresentador em 2001, quando foi feito refém em sua casa por Fernando Dutra Pinto, o mesmo que havia sequestrado Patrícia Abravanel dias antes. 

Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra

Embora ciente das críticas, Faro prefere falar sobre a intenção de homenagem do longa, que estreia nesta quinta (12) nos cinemas, quase um mês após a morte de Silvio aos 93 anos. "Foi um filme feito com muito amor para alguém que, especialmente para mim, é uma referência. Fizemos esse filme com muito amor. Desde os roteiristas, os produtores, a direção brilhante do Marcelo [Antunez, diretor], o Roberto [d'Ávila, produtor], o Johnnas [Oliva, ator]. É um filme que traz um Silvio humano, num momento decisivo da vida dele."

O momento em questão é o sequestro já mencionado, que durou sete horas e serve como pano de fundo para o filme recordar alguns pontos-chave da biografia do comunicador, da infância à criação do SBT diante de uma concessão polêmica do canal 11. Em entrevista coletiva à imprensa, Faro destaca seu processo para entrar no personagem e a conversa que teve com Silvio Santos antes de aceitar o papel. 

'Cheguei no SBT com aquilo na mão'

Segundo conta o ator e apresentador, sua primeira reação assim que foi convidado para interpretar Silvio Santos em um filme foi negar. Anteriormente, ele já havia encontrado o dono do SBT somente no palco do Troféu Imprensa.

"Inicialmente, quando o Roberto me fez o convite, eu realmente pensei e falei 'não dá para aceitar porque é muito difícil fazer esse papel'. Então, quando cheguei em casa, falei para a minha esposa: 'Poxa, me chamaram para ser o Silvio Santos no cinema. Vou continuar apresentando o meu programa e está tudo certo'. Mas ela falou: 'Você não esteve com ele no Troféu Imprensa? Tudo o que vocês fazem juntos viraliza, por que você não fala com ele?' Então, mandamos uma mensagem para a assessoria dele para ver no que dava. No dia seguinte, veio a resposta: 'Olha, o Silvio quer receber o Rodrigo no camarim."

Faro continua:

"Cheguei no SBT literalmente com aquilo na mão. Nem Wi-Fi passava. Quando cheguei no camarim, ele estava assistindo Pantera Cor de Rosa, me perguntou o que eu estava fazendo ali e eu comecei a contar que havia sido chamado para fazer um filme e contar a história. Então, ele começou a perguntar e falar da vida dele. Aqueles 30 minutos que fiquei lá foram o maior laboratório que eu fiz nesse filme inteiro."

Relembre 7 bordões inesquecíveis de Silvio Santos Relembre 7 bordões inesquecíveis de Silvio Santos

O ator conta que, nessa conversa, observou todos os movimentos e falas de Silvio Santos para entender como ele se comunicava fora dos palcos. Isso, posteriormente, seria o material base para ele durante as filmagens do longa. "Falei para ele: 'E eu vim aqui porque eu só vou fazer o filme se o senhor gostar da ideia e me permitir'. E ele disse que havia gostado da ideia, mas que a resposta final daria apenas no palco do programa e queria que eu participasse do programa. Fiquei mais nervoso ainda."

O final da história aconteceu, de fato, no palco do Programa Silvio Santos. "Dei aquele relógio que fala a hora para ele, o collant da Lady Gaga... fiquei quase 30 minutos no palco com ele, e no final ele disse que seria uma alegria ter uma biografia dele para mostrar aos netos."

Rodrigo Faro e ator de Fernando Dutra Pinto ficaram sem se falar

Para Johnnas Oliva, que interpreta o sequestrador Fernando Dutra Pinto pela segunda vez, dar vida a uma figura como o rapaz, morto em janeiro de 2002 na prisão, é também dar voz a uma parcela da população desatendida. 

"São esses meninos que não têm acesso à educação, à cultura, à empatia, a um olhar afetuoso do próximo. Então foi um menino que eu quis muito representar para outras pessoas também assistirem e falarem: 'Caramba, né, para que ir para esse caminho obscuro?' Ele queria muito vencer na vida, só que ele usou essa ousadia para o lado negativo."

Filme 'Silvio' conta história do sequestro do apresentador 'Silvio Santos'
Filme 'Silvio' conta história do sequestro do apresentador 'Silvio Santos'
Foto: Imagem Filmes/Divulgação

Durante suas pesquisas, Oliva chegou a trabalhar como motoboy e em supermercados, para tentar entrar na mente do personagem.

"Eu tentei frequentar um pouco do que o Fernando frequentou em relação à igreja evangélica, a cultos. Conversei com motoboys, troquei muita ideia com muita gente. Fiz um grande estudo e senti na pele essa falta de olhar das pessoas que têm uma condição financeira um pouco acima do que esses meninos. Essa indiferença gritante dói muito."

Faro conta ainda que, durante as filmagens, ele e Johnnas evitaram se encontrar fora do set. "Depois do filme a gente ficou super amigo, mas até a gente concluir as cenas tensas praticamente não tivemos contato", explica. "A gente se olhava nos momentos de ensaiar e depois era cada um para o seu lado. Fomos relaxar quando o filme acabou. No último dia de filmagens foi que contei a primeira piada para ele", revela. 

Segundo o diretor Marcelo Antunez, embora a história de ação e a tensão entre Silvio Santos e Fernando Dutra Pinto seja o chamariz principal, o que era atraente no filme estava em outro elemento:

"Fora a questão do thriller, que já seria um filme que eu acho que vale a pena assistir, ele tem outra camada, que tem a ver com o momento dele, do Senor, começar a olhar para trás naquele momento da vida dele e refletir sobre as escolhas que fez ao longo da sua história. Todo mundo já conhece a trajetória inteira dele, mas a figura que está por trás, quem é? Essa é a coisa mais interessante do filme."

Rodrigo Faro protagoniza o filme Silvio:
Fonte: Redação Entre Telas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade