Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Caio Sentegra, CEO da Seintegra Group, ressalta a importância da diversidade e inclusão

Sentegra defende as minorias e levanta a bandeira da inclusão nos setores.

23 nov 2023 - 00h17
(atualizado às 08h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação / Divulgação

O assunto diversidade e inclusão tem se tornado cada vez mais comum nas empresasm incluindo áreas como cinema e mais. Promover essa compreensão vai além da questão social, ou seja, a abrangência do contexto na rotina de um negócio tem a capacidade de impulsionar os resultados positivos. E tornou-se fundamental na administração promovida por líderes atuais. O novo perfil de líderes que as empresas estão buscando deve apresentar habilidades inclusivas.

É o caso da Seintegra Group, comandada pelo CEO Caio Sentegra. O profissional é um defensor desses princípios e tem trabalhado ativamente para promovê-los nas empresas.

Foto: Divulgação / Divulgação

Uma pesquisa da consultoria Gartner apontou que 75% das empresas com uma cultura diversificada e inclusiva excedem suas metas financeiras. O Forum Econômico Mundial revelou que as empresas com pontuações de diversidade acima da média geram 45% de sua receita, provenientes de inovação, enquanto aquelas abaixo da média ficam em 26%. Isso significa que equipes com mais diversidade são mais inovadoras.

“Através de estudos e informações precisas, verifiquei os caminhos que poderia seguir para somar a trazer colaboradores diversificados para a empresa. Os resultados são significativos”, revela Caio.

A diversidade e inclusão como retenção de talentos

Quando se fala em diversidade, é preciso entender que ela permeia por caminhos que vão além de aspectos de gênero, raça e origem étnica. Engloba- se diferentes formações acadêmicas, habilidades, perspectivas e experiências de vida.

“Reconhecer essas diferenças vem contribuindo para um ambiente de trabalho mais rico e estimulante. É a promoção da inovação e criatividade no dia a dia da empresa.”, explica o CEO.

Segundo Sentegra, não se pode esquecer da inclusão, que é um complemento necessário da diversidade. Ter apenas uma equipe diversa não é suficiente se os membros não se sentirem representados. É necessário abrir espaço para o que é chamado de ‘diversidade de pensamentos e perspectivas’, ou seja, são diferentes visões e experiências que possibilitam uma análise mais ampla, tanto dos resultados quanto dos problemas a serem resolvidos.

“Há empresas em que não existe nem ambiente para conversar sobre inclusão. A resposta que sempre tenho quando abro espaço para o diálogo diversificado são soluções possíveis, com decisões certeiras e de maior qualidade.”, acrescenta Caio Sentegra.

O diferencial que encanta

As características que diferenciam cada ser acabam por tornar a todos únicos e essenciais ao conjunto que move o planeta. Seja na etnia, orientação sexual, crenças, gênero e até cultural, promover o diferencial nas empresas é encantar o ambiente interno e externo. Se a produtividade aumenta, o cliente passa a olhar o produto e serviço com outros olhos. Tudo se torna melhor, desde a rotina, passando pela eficácia do que se entrega e a própria satisfação do consumidor.

A justificativa é uma só: acaba por promover um ambiente saudável, atraindo talentos e vocações de alto nível, retendo ainda essas pessoas por muito mais tempo na corporação. É um investimento que vale muito a pena, até porque a diversidade e inclusão ajudam na construção de uma marca empregadora

positiva. Os fatores se tornam essenciais para o sucesso organizacional. Quando se valoriza as diferenças, promove-se a inclusão, estimulando a diversidade de pensamentos. A atmosfera criada reverte em resultados extremamente positivos. E isso reflete no ambiente externo, nas negociações e vendas.

“É a reputação da empresa sendo promovida de forma ampla no mercado.”,finaliza Caio Sentegra.

Vic View Paulista, formada em jornalismo e cinema, sempre foi apaixonada por filmes e séries. Aos poucos, começou a escrever suas primeiras críticas e percebeu que poderia transformar o universo da Cultura Pop em sua profissão.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade