'Jaula', da Netflix, é uma história real?
Conheça a ideia por trás do roteiro.
Jaula é um dos filmes mais assistidos da Netflix nos últimos tempos. O thriller psicológico acompanha a história do casal Paula e Simon, que não conseguiram ter filhos, mas se deparam com uma oportunidade única.
Logo no início, uma menina, chamada Clara, é encontrada vagando sozinha na estrada e levada para um hospital local. Depois de alguns dias internada, os médicos afirmam que não podem ficar com ela durante muito tempo e o casal decide levá-la para casa e cuidar da garotinha. Porém, Clara pouco fala e só consegue ficar tranquila enquanto se mantém dentro de um quadrado desenhado com giz no chão.
Aos poucos, a história vai ganhando forma e o mistério aumenta cada vez mais. Diante disso, fica a pergunta: Será que esse filme foi baseado em uma história real?
Sim, Jaula bebe da fonte de um caso horrendo, conhecido como o Monstro de Amstetten. Josef Fritzl ficou conhecido mundialmente após aprisionar sua filha por décadas e ter 7 filhos com ele, a submetendo a situações impensáveis e cruéis.
Por mais que filme não seja uma adaptação do caso, ele usa o caso real como pano de fundo e toma suas próprias liberdades narrativas para a construção do roteiro, criando um clima de tensão e curiosidade para saber o que aconteceu com Clara.
Jaula está disponível na Netflix.