Leandro Ferrari revela os segredos dos famosos nas redes sociais
Especialista em marketing digital aponta como as celebridades engajam nas plataformas.
Você sabe qual é o maior temor de qualquer celebridade? Para quem busca os holofotes o tempo inteiro, não há nada pior do que eventualmente cair no ostracismo.
A ideia de não ser mais convidado para os principais programas de TV, não estampar capas de revista e não ter mais destaque na área em que atua atormenta quem se alimenta da fama. As redes sociais, no entanto, se tornaram uma ferramenta bastante útil para os famosos. Em alguns casos, inclusive, são as redes que impedem que a celebridade seja esquecida pelo público.
Segundo Leandro Ferrari, especialista em marketing digital e em negócios, os famosos descobriram nas plataformas digitais uma forma de perpetuar a “condição de pessoa com relevância pública”.
“As pessoas usam as redes sociais para manterem contato com amigos, interagirem e acompanharem assuntos de seus interesses. Para as celebridades, o que importa na rede é ser o assunto de interesse”, pontua.
Nesse sentido, o especialista, que no passado atuou em equipes de comunicação de famosos, diz que celebridades buscam, todo o tempo, engajar.
As estratégias mais comuns de engajamento, de acordo com Ferrari, são comentários curtos sobre tópicos do momento, alfinetadas e indiretas a desafetos e participação em eventos com o objetivo de se subsidiar de fotos e vídeos para postar nas redes.
“Para as celebridades, os ‘likes’ e os compartilhamentos de seus posts são provas de que continuam sendo socialmente relevantes. Elas vão usar isso para conseguir contratos comerciais, parcerias com empresas e espaço na mídia”, revela Ferrari.
Desse modo, Ferrari aponta que, diferentemente das pessoas comuns, os famosos usam as redes como um grande negócio, cujo produto comercializado é a própria fama.
“Sem as plataformas digitais, poucas celebridades conseguiriam se manter nos holofotes por muitos anos. A fama, em alguns casos, é absolutamente passageira, muitas vezes por estar associada a uma eventualidade, como um reality show. No entanto, é nas redes que se estende ao máximo possível a longevidade da fama – e os famosos vão fazer de tudo para não serem esquecidos”, explica.