Top 5 adaptações polêmicas
De GOT a Percy Jackson, as melhores e piores adaptações.
Estamos no auge das adaptações. Desde livros que se tornaram best-sellers até quadrinhos, o streaming foi tomado por adaptações, mas será que todas elas deram certo?
Para começar a lista, vamos falar de Sandman, uma das principais obras de Neil Gaiman e uma das produções mais aguardadas pelos fãs. Complicada e complexa de ser adaptada, Gaiman participou de forma efetiva dessa "tradução" de sua obra para a Netflix e o resultado foi mais do que positivo. Com um elenco bem estruturado e uma fotografia impecável, encontramos Morpheus/Sonho, preso e capturado por um mago, que tinha como foco capturar a Morte e ter em mãos esse poder, buscando a imortalidade. Durante o tempo em que esteve preso, o mundo onírico, acabou entrando em choque, já que Morpheus não podia estar no controle. Quando consegue se libertar, ele precisa tentar arrumar a bagunça e lidar com muitas questões.
Em compensação, vamos falar de outra série de Neil Gaiman que não foi tão bem adaptada assim. Deuses Americanos, que traz a história de Shadow Moon, um ex-presidiário que se vê no meio de deuses antigos e novos, teve uma primeira temporada poderosa, mas, com a saída dos criadores, Michael Green e Bryan Fuller, a coisa começou a desandar e não conseguiu cativar mais. Além disso, a adaptação foi se perdendo e a história foi deixando a desejar, tomando caminhos que não convenceram o público.
Claro que Game of Thrones está nesta lista aqui. Todos sabe que o final de Game of Thrones deixou um gostinho amargo na boca dos fãs, já que não convenceu ninguém e, por isso, ele está na lista. Com um início grandioso, a série acabou passando a história dos livros de George R.R. Martin, fazendo com que os criadores se vissem obrigados a criar o restante. Com o apoio do autor, eles tiveram que correr para arranjar um desfecho para uma das séries de maior sucesso da história, mas acabaram falhando com um desenvolvimento final que deixou muito a desejar.
Não podemos deixar de fora uma das maiores e melhores adaptações de todos os tempos: Jogos Vorazes. Em 2012, a primeira adaptação da franquia de Suzanne Collins chegou aos cinemas e se tornou um fenômeno, já que era uma das adaptações mais bem feitas, depois do fracasso de Percy Jackson e Divergente. Com Jennifer Lawrence como protagonista, os filmes foram ganhando cada vez mais força, atraindo nomes como Julianne Moore para o elenco. Misturando um Show de Truman com desigualdade social e política, a história de Collins foi muitíssimo bem recebida nos cinemas, se transformando em uma das maiores franquias de todos os tempos.
Percy Jackson encerra a lista. Desde o primeiro lançamento nas telas, em 2010, os fãs criticaram duramente o que assistiram, já que não lembrava em nada os livros de Rick Riordan, que também mostrou sua reprovação diante do que assistiu. Para se ter uma ideia, ele chegou até a escrever uma carta para os professores, pedindo para que não exibissem Percy Jackson e o Ladrão de Raios e Percy Jackson e o Mar de Monstros, já que "não tinham nenhum valor educacional". Os dois filmes foram muito criticados, já que excluíam partes importantes da narrativa, mudando personagens e alterando a história.