Andre Braugher: por trás da atuação do Capitão Holt em 'Brooklyn 99'
O ator faleceu nesta terça-feira (12) aos 61 anos de idade.
O Capitão Holt de 'Brooklyn 99' sempre foi um personagem muito mais profundo do que parecia. E parte disso se deve à interpretação excelente do Andre Braugher, que infelizmente nos deixou precocemente nesta noite de terça-feira (12) aos 61 anos de idade.
Responsável por comandar a 99ª Delegacia do Brooklyn, o Capitão Holt foi escrito desde o início como um líder de personalidade calma, controlada, e um senso de humor "seco", por assim dizer.
Mas você sabia que foi a própria interpretação do Andre Braugher que fez alguns desses aspectos mudarem?
Quando era indicado no roteiro para que ele simplesmente não tivesse senso de humor, Braugher fazia diferente e dava ao capitão um aspecto de "humor quebrado" – não é que ele não achava graça de nada, ele apenas demonstrava alegria de uma maneira muito própria e particular.
E isso também foi um toque pessoal de Braugher.
Andre Braugher foi uma escolha tão lúcida para este papel que com uma mudança muito sutil no tom de voz era possível se emocionar quando ele dizia que tinha orgulho de algum dos seus oficiais.
A cena em que ele diz para Peralta que tem orgulho dele como se fosse um filho, por exemplo, é lindíssima muito por causa dessa maneira de falar.
O Capitão Holt também é um personagem gay e hoje se tornou uma das principais representações LGBTQ+ na televisão, pois sua sexualidade não é o único aspecto de sua personalidade, como acontece com muitos personagens mal-escritos ou mal-interpretados.
Ela surge com a naturalidade na série que deve ser tratada mas sem perder a importância do simbolismo daquilo.
Sabe quando você presencia um personagem que começa muito caricato mas aos poucos o ator responsável por ele vai entendendo tanto a própria representação que ele ganha diversas camadas?
Foram de Andre Braugher muitos dos toques dados para os roteiristas sobre como aprimorar o desenvolvimento pessoal do Capitão Holt. Braugher entendeu que aquele era um personagem que lidava com suas próprias inseguranças e com elas ia aprendendo a ser mais flexível, sabendo como tirar o melhor de cada membro da equipe.
Vale lembrar aqui que Andre Braugher era uma presença de peso no cinema e na TV muito antes de 'Brooklyn 99', e talvez como homenagem você também queira dar uma olhada nas outras produções que ele fez.
Desde o seu primeiro filme, 'Tempos de Glória', de 1989, passando pelo lindíssimo 'Cidade dos Anjos', e participações em várias séries como 'Law & Order' e 'House', Braugher era especialista em papéis que se equilibravam entre o sério e o peculiar.
Eu destaco também suas participações nos excelentes 'As Duas Faces de um Crime', 'O Nevoeiro' e o recente 'Ela Disse', que fala sobre a história real das acusações que derrubaram o produtor Harvey Weinstein por assédio sexual.
De uma forma ou de outra, finalizamos este artigo prestando uma homenagem a um ator que fez tanta gente rir e se emocionar nos últimos anos. No momento atual isso talvez seja uma das coisas que a gente mais precisa.