Começa o Anima Mundi 2016
O festival de animação chega a sua 24ª edição.
Apesar de ter passado por dificuldades econômicas, começa hoje o Anima Mundi. O maior festival de animação da América Latina teve que mudar de data e encurtar sua duração, mas traz na programação mais de 400 curtas, seis longas, palestras, encontros e mostras especiais. O evento aconte de 25 a 30 de outubro no Rio de Janeiro e de 2 a 6 de novembro em São Paulo.
Um dos destaques da programação é o longa The Red Turtle, nova produção do Studio Ghibli, estúdio de animação japonês conhecido por ter realizado os trabalhos de Hayao Miyazaki ( A Viagem de Chihiro, Meu Amigo Totoro). Abordando questões ecológicas, o filme recebeu o Prêmio Especial do Júri na mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes 2016. O AdoroCinema já assitiu ao filme e elogiou bastante!
A edição de 2016 conta com duas mostras especiais: a mostra Festival Animix Tel Aviv, que celebra o crescente mercado de animações de Israel; e as Sessões Petrobras, que darão a oportunidade de ver Peixonauta - O Filme, que só estreia dia 19 de janeiro de 2017, e rever O Menino e o Mundo , filme de Alê Abreu que venceu o Festival de Annency - o maior do mundo no formato - e concorreu como Melhor Animação no Oscar 2016.
Criado em 1993 para difusão da animação pelo país, o Anima Mundi chega em 2016 à sua 24ª edição. Ao longo dos seus 23 anos de existência, o evento reuniu um milhão de espectadores, aproximadamente, e exibiu mais de oito mil filmes de 80 países. Nesta edição, dentre os mais de 400 filmes de 45 países, 108 são produções nacionais. Confira a programação completa no site do festival.