Como estão hoje os personagens retratados na série de Ayrton Senna? Veja
Série estrelada por Gabriel Leone e disponível na Netflix conta a trajetória de um dos maiores pilotos da história da F1.
A série "Senna" estreou na Netflix na última sexta-feira (29) e, além de ser um sucesso na plataforma de streaming, está despertando a curiosidade nos espectadores. O retrato da vida do automobilista que despertou a paixão dos brasileiros pela F1 está gerando polêmicas devido à redução de tempo de tela para Adriane Galisteu, última namorada de Ayrton que já foi criticada publicamente por Viviane Senna.
A trama da série estrelada por Gabriel Leone, no entanto, traça um período longo da vida de Ayrton, do seu início no Kart à sua trágica morte no circuito de Ímola, na Itália, em 1994. Por isso, são muitos os personagens que circularam a vida de Ayrton retratados nos seis episódios. Mas o que aconteceu com cada um deles após a morte de Senna? Confira abaixo.
Milton da Silva
O pai de Ayrton Senna morreu em 27 de outubro de 2021, aos 94 anos. Conhecido como Miltão, o homem trabalhava em uma empresa metalúrgica que havia fundado, e dedicou boa parte de seu tempo à carreira do filho, acompanhando de perto seus primeiros passos no Kart até sua trajetória na F1.
Neyde Senna da Silva
Não há muitos registros online da vida atual de Neyde, mãe de Ayrton. Hoje, ela prefere uma vida discreta e longe dos holofotes. Em alguns vídeos que circulam pelas redes sociais, Neyde aparece falando do filho com carinho e saudades. Uma publicação no perfil oficial de Senna no YouTube, em lembrança dos 25 anos de sua morte, tem a narração de Neyde falando sobre a dedicação de Ayrton ao esporte que amava.
Viviane Senna
Presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane é psicóloga, empresária e filantropa. Hoje, aos 67 anos, ela mantém a ONG lançada em homenagem ao seu irmão, que busca minimizar os impactos da desigualdade social no Brasil por meio da edudação.
Durante o lançamento da série da Netflix, em São Paulo, Viviane falou à imprensa e recordou o carinho que os fãs nutrem por Ayrton. Segundo ela, o impacto da série decorre justamente disso: "É uma história que conta a busca de alguém por si mesmo, pelos seus sonhos, com a garra, lutando como um leão, não importava a dificuldade. Ayrton representa por isso mesmo aquele guerreiro interior, que enfrenta os dragões em circunstâncias difíceis para poder chegar em algum lugar", declarou à revista Quem.
Alain Prost
O automobilista francês que foi colega de equipe e rival de Ayrton Senna nas pistas tem hoje 69 anos. Quatro vezes campeão mundial, Alain se aposentou da Fórmula 1 em 1993, após ele e Senna deixarem a rivalidade e a controversa disputa de lado.
Atualmente, Prost mora na Suíça com a esposa. Seu último envolvimento com o automobilismo ocorreu em 2022, ano em que foi demitido do cargo de conselheiro da equipe Alpine, atual Renault. Ele é pai de três filhos, Nicolas, Sacha e Victoria.
Niki Lauda
O piloto austríaco que é considerado um dos melhores da história da Fórmula 1 é um em quem Senna se inspira na série. Nos anos 90, foi consultor da Ferrari e gerente da Jaguar, sendo nomeado em 2012 presidente não-executivo da Mercedes. Faleceu em 2019, aos 70 anos, devido a problemas renais.
Xuxa
Namorada de Ayrton Senna por dois anos, entre 1988 e 1990, a eterna Rainha dos Baixinhos é interpretada por Pamela Tomé na série. Hoje, ela não apresenta mais programas infantis, mas segue na mídia. A apresentadora retoma a carreira de atriz com sua próxima série ficcional, "Tarã", que estreia em 2025 no Disney+.
Adriane Galisteu
No centro de uma polêmica por ter sua presença reduzida na série, Adriane foi namorada de Senna por 18 meses, até sua morte em 1º de maio de 1994. A ex-modelo e atual apresentadora comanda o reality "A Fazenda", na RecordTV.
Estrelada por Gabriel Leone, "Senna" tem seis episódios e narra toda a trajetória profissional de Ayrton, no início das disputas nos kartódromos à trágica morte em Ímola. A série mostra o impacto do sucesso de Senna no Brasil, fazendo com que a F1, um esporte de elite, fosse alçado ao posto de paixão nacional. A série está completa para streaming na Netflix.