Como Steven Spielberg se salvou de colapso nos bastidores de seu filme mais difícil
No filme mais difícil de sua carreira, o diretor Steven Spielberg pôde contar com Robin Williams, que tinha seus métodos para animá-lo.
Em 1993, Steven Spielberg lançou dois filmes que não poderiam ser mais diferentes entre si: O sucesso 'Jurassic Park - Parque dos Dinossauros' e também o filme em preto e branco sobre o Holocausto, 'A Lista de Schindler'.
Embora o primeiro tenha entregue exatamente o que se esperava de Steven Spielberg na época, um mega-blockbuster escapista, 'A Lista de Schindler' foi um passo enorme e nada fácil para a lenda da direção. Spielberg já havia dirigido outros materiais históricos com 'A Cor Púrpura' e 'Império do Sol', mas fazer justiça ao maior crime da história da humanidade em um filme de Hollywood seria uma tarefa difícil para qualquer diretor. Até mesmo Martin Scorsese evitou o projeto.
Não foi apenas o próprio Spielberg que não tinha certeza se conseguiria lidar com um material como 'A Lista de Schindler', já que outros também compartilharam suas dúvidas. Antes de o filme ser feito, havia rumores de que seu estilo era muito "blockbuster" para fazer um filme tão sério e pesado. O diretor australiano Fred Schepisi chegou a aconselhá-lo a não dirigir. Mas o que pode ter pesado muito mais foi o fato de os sobreviventes do Holocausto também considerarem o diretor uma má escolha.
Embora arrasado, ele assumiu a difícil tarefa. Foi ele quem atrapalhou o estúdio quando este exigiu que A Lista de Schindler tivesse momentos mais catárticos de Hollywood.
As filmagens não foram menos complicadas: Não só Spielberg, como filho de pa…
A magnífica adaptação cinematográfica de um crime que quase foi dirigido por Steven Spielberg