Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Concorrendo no Oscar, cinebiografia de Donald Trump foi criticada pelo próprio

Longa rendeu a Sebastian Stan indicação ao prêmio de Melhor Ator, mas foi chamado de "trabalho barato" pelo presidente dos EUA

23 jan 2025 - 19h31
Compartilhar
Exibir comentários
None
None
Foto: Stebastian Stan em 'O Aprendiz' e Donald Trump ( Divulgação/Diamond Films Brasil e Mark Seliger) / Rolling Stone Brasil

Depois de diversos adiamentos por causa dos incêndios que atingiram Los Angeles no início de janeiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas finalmente divulgou os indicados à 97ª edição do Oscar, que acontece em março.

O anuncio feito nesta quinta-feira (23 de janeiro) trouxe, por exemplo, o longa brasileiro Ainda Estou Aqui concorrendo em três categorias.

Outro nome que apareceu na lista da Academia foi Sebastian Stan, que concorrerá ao prêmio de Melhor Ator pelo filme O Aprendiz, uma polêmica cinebiografia não autorizada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Trump desaprova biografia

Apesar do reconhecimento por parte da organização do Oscar, O Aprendiz foi desaprovado por Trump, reeleito em 2024. Em outubro do ano passado, ainda durante a campanha presidencial, ele criticou a produção: 

É um trabalho barato, difamatório e politicamente repugnante, feito antes da eleição presidencial de 2024, para tentar prejudicar o maior movimento político da história do nosso país: 'Fazer a América grande de novo'!", declarou na ocasião.

Após a exibição de O Aprendiz no Festival de Cannes deste ano, em maio, o diretor de comunicação da campanha de Trump à presidência dos Estados Unidos, Steven Cheung, disse que iria mover uma ação judicial contra "afirmações flagrantemente falsas desses falsos cineastas". "Esse lixo é pura ficção, que sensacionaliza mentiras que há muito foram desmascaradas", afirmou à AFP [via O Globo].

Dentre as cenas que seriam alvo dos protestos de Trump e sua equipe há uma que mostra o empresário fazendo uma lipoaspiração; outra abordando um problema de disfunção erétil de Trump; e uma terceira, considerada a mais polêmica da obra, retratando o suposto estupro cometido contra a ex-esposa dele, Ivana, após ela o menosprezar por ter ficado "gordo e careca".

A cena foi inspirada em um depoimento dado por Ivana em 1990, quando estava se divorciando de Trump. Na ocasião, ela afirmou que teria sido abusada sexualmente pelo ex-marido. No entanto, alguns anos depois, ela negou o acontecimento e disse que, na verdade, eles eram bons amigos. 

A reação do presidente pode ter prejudicado o desempenho do filme nas bilheterias, já que o filme arrecadou cerca de US$ 17 milhões, apenas um milhão acima do próprio orçamento.

Assista ao trailer de O Aprendiz a seguir:

+++LEIA MAIS: Spotify doa US$ 150 mil para posse de Donald Trump e explica decisão: 'Impulsionar objetivos'

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade