Consagrado na cultura pop, Chuck Norris faz 73 anos; veja mitos
“Chuck Norris pode matar duas pedras com um passarinho”, "Chuck Norris foi operado da fimose com um serrote", "Chuck Norris já contou até o infinito sete vezes". Esta é uma pequena amostra dos incontáveis mitos que rondam a figura do lutador e ator que ficou consagrado como um sinônimo de masculinidade.
Norris, no entanto, é na verdade um sujeito republicano, extremamente religioso – ele já publicou diversos livros sobre cristianismo - e muito conservador. O ator, que completa 73 anos neste domingo (10), teve seu nome incorporado na cultura pop após a criação, em 2005, do website Chuck Norris Facts, que tomou a internet com seus “feitos” imbatíveis.
A página, por sua vez, foi inspirada em uma esquete do programa Late Night With Conan O'Brien exibida em 2004, quando o apresentador mostrou trechos da série Walker, Texas Ranger, de 1993, estrelada por Norris. O'Brien, na verdade, usou as cenas desconexas para mostrar como o ator disfarçava suas aptidões artísticas com muita porrada.
A crítica, então, acabou se tornando a responsável pela emblemática volta de Norris à mídia, mas desta vez não como ator, mas como herói incondicional do imaginário popular. Posteriormente, o astro se pronunciou a respeito das piadas, afirmando que não só se sentia honrado, como também se divertia com elas. Isso não o impediu, no entanto, de processar a editora norte-americana Penguin Books por lançar The Truth About Chuck Norris: 400 Facts About the World's Greatest Human, que compilava as melhores frases exageradas sobre sua personalidade.
Grande estreia com Bruce Lee
Norte-americano de Oklahoma, Norris ganhou notoriedade no cinema com o personagem Colt, inimigo de Bruce Lee em O Vôo do Dragão (1972) – antes disso, ele fez uma participação em Arma Secreta contra Matt Helm, de 1968. Desde então, o ator se tornou presença constante em tramas de ação, como Comando Delta (1986) e McQuade, o Lobo Solitário (1983), sempre interpretando caras durões e com aptidões físicas inquestionáveis.
Na década de 1990, no entanto, os longas de Norris perderam força e, aos poucos, o ator foi distanciado das salas de cinema, tendo a maior parte de seus filmes lançados direto para o formato de DVD. Em 2012, ele reapareceu nas telonas com Os Mercenários 2, trama que reuniu outros ícones da ação, como Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Jean-Claude Van Damme e Bruce Willis.