Coragem, o Cão Covarde: qual é o verdadeiro final do desenho?
Coragem, o Cão Covarde estreou em 1999 no Cartoon Network e teve quatro temporadas, com 52 episódios ao todo. O desenho mostrava as aventuras de Coragem, um simpático e assustado cão que mora em uma fazenda em Lugar Nenhum com os donos, o casal de aposentados Eustácio e Muriel.
Sempre alerta, Coragem precisa proteger os donos — e, às vezes, o futuro da humanidade — de criaturas sobrenaturais das mais variadas origens, com visuais aterrorizantes e até experimentações com animação em 3D.
O final de Coragem, o Cão Covarde
Se hoje estamos acostumados com animações organizadas em temporadas ou sagas, a situação antes era diferente: vários desenhos animados de décadas atrás não tinham uma história seguida ao longo dos episódios.
Eles eram produzidos em lote, exibidos e reprisados na televisão. Se o programa fosse cancelado, ele parava de passar sem um final definitivo, como um episódio com um vilão mais desafiador ou um epílogo com o destino dos personagens.
Esse foi o caso de Coragem: exibido em 22 de novembro de 2022, o seu capítulo final é só o último que foi produzido, mas isso não significa que ele não seja especial. Como no Brasil a exibição era sempre de dois segmentos por vez, são eles que consideramos abaixo.
"Lembranças do passado de Coragem"
No primeiro segmento do episódio, temos um raro flashback que mostra a origem do protagonista. Ao ver a foto de cães desaparecidos em uma caixa de leite, Coragem começa a lembrar da infância: ele teve pais na cidade grande, mas ainda bebê encara o seu primeiro inimigo.
Trata-se de um falso veterinário, que sequestra os pais do personagem durante uma consulta e reencontra Coragem no presente — agora indo atrás de Muriel e Eustácio.
Como o plano do vilão é levar cães ao espaço para criá-los lá, Coragem precisa escapar de um foguete e dá um jeito de colocar o veterinário na nave espacial, que decola para o céu. Na Lua, ele é cercado por todos os animais que enviou para lá, inclusive os pais do protagonista.
É no final deste episódio que vemos como uma Muriel mais nova encontrou o jovem Coragem abandonado na rua e decidiu levá-lo para casa, inclusive batizando ele com o novo nome.
"Perfeito"
O último capítulo de Coragem tem uma história ao mesmo tempo perturbadora e com uma bela lição. Coragem é bastante criticado por Eustácio por não fazer nada certo nas tarefas domésticas e percebe que está atrapalhando Muriel na cozinha.
Ele então começa a ter visões de uma professora rigorosa que bate nele com uma régua e tenta fazer o personagem "virar perfeito" em postura e comportamento.
Sem conseguir completar as tarefas, Coragem tem um pesadelo durante o sono com criaturas bizarras em estilos de animação diferentes — de gráficos 3D a stop-motion — que o relembram que ele não é "perfeito".
Ao conversar com um peixe que fica na banheira, Coragem aprende que "a perfeição não existe" e ele "é bonito do jeito que é", podendo fazer de tudo mesmo com imperfeições.
Ele então percebe que pode curtir as pequenas alegrias da casa, mesmo com falhas e problemas, e consegue fazer a professora derreter pela frustração. Ao final do episódio, Coragem está jantando na mesa com os donos, sorrindo e confortável.