"Criamos Jason Statham": A estrela de Os Mercenários deve sua carreira a um lendário sucesso de ficção científica com Bruce Willis
Jason Statham tem sido uma das maiores estrelas de ação de sua geração desde o primeiro filme de Carga Explosiva. Mas se Bruce Willis tivesse sido mais acessível no set de O Quinto Elemento, tudo poderia ter sido diferente.
Statham está em toda parte agora: apenas algumas semanas atrás, ele enfrentou com sucesso um tubarão gigante pré-histórico em Megatubarão 2, e o homem de 56 anos retornou como parte do conjunto de Os Mercenários 4 para a quarta reunião de cúpula das lendas da ação na tela grande. Comparado a co-estrelas como Sylvester Stallone e Dolph Lundgren, Statham pertence à guarda mais jovem dos heróis do gênero, mas graças a filmes como Adrenalina e a série Carga Explosiva, ele há muito se tornou uma marca por direito próprio, onde diz que Jason Statham provavelmente é uma peça de ação sólida.
Mas nem sempre foi assim. Antes de conseguir seu primeiro papel no cinema na comédia gangster Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes em 1998 (dirigida por Guy Ritchie, com quem ainda trabalha regularmente em filmes como Infiltrado e Esquema de Risco: Operação Fortune), ele não confiava em si mesmo, ninguém tem qualidades de estrela que possam competir com grandes nomes como Bruce Willis. Falando nisso, o ator de Duro de Matar não é totalmente inocente da grande descoberta de Jason Statham com Carga Explosiva.
Em meados dos anos 90, o diretor francês Luc Besson (cujo filme mais recente, DogMan, acabou de ser celebrado em Veneza e no Festival de Cinema de Fantasia) fez o clássico de ficção científica, O Quinto Elemento com Willis. O filme foi um grande sucesso, mas além de Lucy (estrelada por Scarlett Johansson), Besson evitou trabalhar com grandes estrelas de…