Darth Vader nunca disse "Luke, eu sou seu pai" em Star Wars: A memória que marcou uma geração é falsa
Um Efeito Mandela que marcou os fãs da franquia criada por George Lucas.
Se assunto é frases cinematograficamente famosas, a franquia Star Wars certamente tem uma vantagem. Nela, podemos encontrar citações icônicas como "Que a força esteja com você"; "Ajude-me Obi-Wan Kenobi, é minha única esperança"; ou, mais recentemente, "Acabou, Anakin, eu estou em terreno firme".
Desta forma, uma linha em específico foi responsável por tornar-se uma das maiores referências da obra - mas acaba que, no fim das contas, ela nunca é mencionada na saga; ao menos não exatamente da maneira que lembramos.
"LUKE, EU SOU SEU PAI"
Por conta de Star Wars: O Império Contra-ataca, aclamado longa-metragem de 1980, muitos têm a memória de Darth Vader proferir para Luke Skywalker (Mark Hamill) durante a batalha ao fim: "Luke, eu sou seu pai". Contudo, o momento não acontece rigorosamente dessa forma, havendo uma pequena mudança em relação à amplamente difundida lembrança. Abaixo, confira o verdadeiro diálogo inteiro:
- Obi-Wan nunca lhe disse o que aconteceu com seu pai?
- Ele me disse o suficiente… que foi você que matou ele.
- Não. Eu sou seu pai.
Assim, se você lembrava dessa cena como "Luke, eu sou seu pai", não se sinta mal, pois pertence a um grupo onde muitos sofreram do mesmo Efeito Mandela. Esse fenômeno é chamado assim porque muitas pessoas afirmaram que Nelson Mandela morreu na década de 1980, quando na verdade ele morr…
Star Wars: Preciso assistir as animações para entender o universo da franquia?