David Bowie: documentário 'Moonage Daydream' estreia na Netflix
Produção audiovisual revela filmagens inéditas do artista, bem como seus arquivos pessoais
Um dos maiores artistas do século XX, o saudoso David Bowie (1947-2016) tem sua trajetória musical revisitada no documentário Moonage Daydream, lançado originalmente em 2022 pela HBO Max (atual Max) e, nesta quarta-feira (29) passou a fazer parte do catálogo da plataforma de streaming Netflix.
Moonage Daydream aborda a fase seminal de Bowie e é a primeira produção audiovisual que obteve a autorização dos representantes legais do artista. O filme inclui imagens inéditas de shows ao vivo, bem como os arquivos pessoais do Camaleão do Rock.
O título foi inspirado na canção de mesmo nome, lançada originalmente como single em 1972.
O documentário teve sua estreia global no Festival de Cinema de Cannes em 2022, onde foi amplamente elogiado pela crítica especializada. Em seguida, passou a ser exibido nos cinemas dos EUA a partir de 16 de setembro de 2022. O filme conquistou o Grammy Awards de Melhor Filme Musical.
A construção visual de Moonage Daydream foi baseada em um estilo montagem para reviver a carreira de David Bowie. O enredo compreende o dia a dia de Bowie em Londres até sua partida para Berlim, na então Alemanha Ocidental e segue abordando um outro lado do cantor fora dos palcos, com seu interesse voltado à pintura a óleo e pintura acrílica, além de sua incursão pela literatura.
Além disso, o documentário mostra vários clipes do artista em sua fase glam rock, com seus trajes coloridos e visual andrógino. É Bowie mostrando sua genialidade ao mundo dentro da cena rock, causando impacto em mercados estratégicos como o Reino Unido e os EUA.
Moonage Daydream tem a direção de Brett Morgen, que teve acesso a um arquivo de 5 milhões de itens diferentes de David Bowie, incluindo, pinturas, desenhos, gravações, fotografias, filmes e diários.
Tony Visconti, que passou muitos anos como fiel produtor do artista, assina a produção musical do filme.
Trilha sonora de Moonage Dream revela raridades de David Bowie
Um álbum complementar para o filme Moonage Daydream revela raridades de David Bowie em sua trilha sonora, que está disponível nas plataformas digitais pela Warner Music, via Parlophone Records, desde o dia 16 de setembro de 2022. Além disso, uma versão em CD duplo e uma edição especial em vinil também foram disponibilizados.
Os destaques da trilha sonora de Moonage Daydream incluem um inédito medley ao vivo com as faixas The Jean Genie / Love Me Do / The jean Genie. A faixa foi gravada ao vivo no Hammersmith Odeon em 1973 durante o último show de David Bowie como Ziggy Stardust e conta com a colaboração do lendário guitarrista Jeff Beck. Ainda há uma versão ao vivo, gravada em 1974 para Rock 'n' Roll With Me.
Além do material raro e inédito, Moonage Daydream incluirá mixagens exclusivas do material de Bowie desenvolvido para o filme, como Modern Love (Moonage Daydream Mix).
Assista ao trailer: