De Marte Um a Harriet: 5 diretores negros para conhecer, acompanhar e assistir online
Você pode assistir aos filmes na Netflix, Telecine, Prime Video e outros streamings.
O Dia da Consciência Negra é nesta quarta-feira (20). O feriado anual data o mesmo dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado pelas tropas coloniais em 1695. O quilombola é considerado símbolo de resistência negra contra os portugueses no século XVII.
Conforme o nome já entrega, a celebração possui caráter de conscientização, ao promover debates para a construção de um país cada vez mais antirracista e, além disso, é marcado por reivindicações de maior participação de pessoas negras nos âmbitos artísticos, intelectuais e políticos.
Pensando nisso, o AdoroCinema destaca, nesta matéria, cinco ótimos cineastas negros para você consumir, acompanhar e, quem sabe, adicionar na sua lista de favoritos.
Gabriel Martins
Destaque no circuito de premiações de cinema brasileiro no ano passado, Gabriel Martins é um diretor que vale a pena ficar de olho. Seu trabalho de maior visibilidade foi Marte Um, vencedor de oito estatuetas Grande Otelo em 2023, mas ele também tem outros títulos interessantes no currículo, incluindo:
- No Coração do Mundo (disponível no Telecine e Prime Video)
- O Nó do Diabo
- Nada
Juliana Vicente
Juliana Vicente é diretora, cineasta e fundadora da Preta Portê Filmes, uma produtora de filmes brasileira. A cineasta se propõe a realizar projetos de grande relevância social e artística nas telas, trazendo destaque para narrativas afro e LGBTQIAPN+. Entre os trabalhos dela, estão:
- Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo (disponível na Netflix)
- Diálog…
Artigo original publicado em AdoroCinema
10 filmes e séries com casais LGBTQ+ interraciais e afrocentrados para assistir em junho
Dia da Mulher Negra: 5 filmes imperdíveis com protagonismo feminino negro para ver no Telecine
Por que não usar o termo "humor negro" na definição de gênero cinematográfico?