De onde veio o apelido de Mussum? Filme vai muito além do comediante que todos conhecemos: "Fora do estereótipo" (Entrevista)
Ailton Graça e o diretor Silvio Guindane conversaram com o AdoroCinema sobre Mussum - O Filmis.
Mussum é uma figura mais do que conhecida a eternizada na televisão brasileira, mas é provável que você não saiba muito sobre quem foi Antônio Carlos Bernardes Gomes. O nome artístico veio do muçum, uma espécie de peixe lisa e escorregadia - e é assim que o lendário Grande Otelo definiu Antônio Carlos ao apelidá-lo desta forma. Este é só um dos "detalhes" da vida do ator retratados em Mussum - O Filmis: em entrevista ao AdoroCinema, protagonista e diretor falam sobre a abordagem do "homem além do comediante" representada no longa.
Vencedor dos prêmios de Melhor Filme pelo júri oficial e pelo júri popular no Festival de Gramado, Mussum - O Filmis é estrelado por Ailton Graça, que contou ter se preparado durante quase uma década para este trabalho. "Foi difícil, mas é um processo que já tem nove anos. Então, durante nove anos mergulhamos, tivemos uma imersão no processo de pesquisa, de ouvir pessoas, assistir documentários, ler e conversar com a direção e produção sobre como faríamos esta construção", explicou.
Antônio Carlos além do Mussum
O "filmis" acompanha a história de Mussum na infância, criado pela mãe (interpretada por Cacau Protásio e Neusa Borges), até o sucesso explosivo de Os Trapalhões. Na trajetória, a paixão do artista pela música e as escolhas complexas que precisou fazer em nome da carreira e da família se mesclam a encontro c…