Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Deu tudo errado: conheça o festival de cinema mais zicado da história

23 set 2024 - 06h51
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Rhode Island International Film Festival foi marcado por falhas técnicas, decepção com a participação do público e falta de comunicação. O evento lembrou o Fyre Festival pela organização caótica.
Deu tudo errado: conheça o festival de cinema mais zicado da história:

"O Fyre Festival dos festivais de cinema”. Esta é a maneira nada amigável que um grupo de cineastas tem usado para se referir ao Rhode Island International Film Festival, evento que aconteceu em agosto e que serviu como qualificatório para várias categorias de curta-metragem do Oscar. 

Segundo relatos no local, houve uma série de falhas técnicas, incluindo filmes que não ocupavam toda a tela e outros exibidos com som, mas sem imagem. Também houve decepção com a participação do público. "Havia sete pessoas na minha sessão”, contou um cineasta. "Duas delas estavam bêbadas e foram embora." 

O que mais irritou os participantes, no entanto, foi o planejamento caótico e a falta de comunicação, com o cronograma oficial sendo divulgado apenas alguns dias antes da abertura, deixando as equipes de filmes correndo para organizar suas viagens. 

Vários cineastas disseram que não receberam resposta do Rhode Island International Film Festival para seus inúmeros e-mails e ligações sobre suas exibições, forçando alguns a buscar informações nas redes sociais. "Para ser honesto", diz um, "não sei se meu filme teria sido incluído na programação se eu não tivesse postado publicamente.”

Para quem não está ligado na referência do início deste texto, o Fyre Festival foi um festival de música de luxo planejado para acontecer em abril de 2017 nas Bahamas, promovido como uma experiência exclusiva com shows de grandes artistas, acomodações de luxo e catering gourmet. Amplamente divulgado por influenciadores, o evento atraiu milhares de pessoas dispostas a pagar altos preços pelos ingressos. 

No entanto, o festival se revelou um grande fiasco, marcado por falta de infraestrutura básica, como alimentação adequada, acomodações improvisadas e ausência dos artistas prometidos. A organização caótica resultou no cancelamento do evento e em várias ações judiciais, além da prisão de seu criador, por fraude.

(*) Rodrigo James é jornalista, criador de conteúdo e publica semanalmente a newsletter MALA com notícias, críticas e pensatas sobre cultura pop e entretenimento.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade