Dia Mundial do Transtorno Bipolar: 5 filmes que falam sobre o assunto
Filmes sobre o transtorno bipolar podem inspirar e informar, contribuindo com a conscientização
Em iniciativa da Sociedade Internacional para Transtornos Bipolares, a data de aniversário do artista Van Gogh, 30 de março, foi eleita o Dia Mundial do Transtorno Bipolar, em homenagem à condição psíquica com que o pintor convivia. Assim como ele, estima-se que até 5% da população tenha o diagnóstico, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de ter uma causa desconhecida, a bipolaridade também é difícil de ser identificada e requer uma série de recursos profissionais para detectar e tratar.
É importante que as pessoas que vivem com transtorno bipolar sejam representadas no cinema e na TV. No entanto, a mídia, muitas vezes, exagera nos altos e baixos emocionais da condição. Pessoas com a condição podem se parecer com qualquer pessoa; independentemente da faixa etária, é possível que trabalhem e tenham vida social ativa. Uma representação mais fiel pode ajudar a aumentar a conscientização sobre a condição e reduzir o estigma em torno desta. Logo, confira 5 filmes que retratam a bipolaridade.
1. O Lado Bom da Vida
O filme de 2012 é baseado no livro escrito por Matthew Quick. Conta a história de um homem chamado Pat (Bradley Cooper) que, após uma série de ações, acaba em um hospital psiquiátrico. No local, ele é diagnosticado com transtorno bipolar e tem dificuldade em aceitar isso. Assim, volta a morar com os pais e planeja reconquistar a ex; no entanto, ao conhecer Tiffany (Jennifer Lawrence) - que também possui oscilações de humor - e com o apoio de terapia, amigos e família, entra no caminho de uma boa recuperação.
Onde assistir: Netflix e Prime Video.
2. Sentimentos que curam
Baseado na infância da escritora e diretora Maya Forbes, o filme, de 2014, se passa na década de 1970. O pai, Cameron (Mark Ruffalo), vive com transtorno bipolar. Ele assume o cuidado das filhas quando a mãe delas entra para a pós-graduação e se muda. O longa mostra como o transtorno bipolar pode perturbar uma família. Porém, também apresenta momentos de muito amor e a importância de buscar ajuda.
Onde assistir: Apple TV+, Google Play e YouTube.
3. As Horas
Filme que rendeu um Oscar a Nicole Kidman na interpretação da escritora Virginia Woolf, o longa, de 2001, retrata um dia na vida de três mulheres de gerações distintas que possuem o transtorno bipolar e como "Mrs. Dalloway", obra de Woolf, afetou cada uma delas - incluindo a própria autora, em 1923. O filme também conta com a renomada Meryl Streep atuando como Clarissa Vaughn, uma editora nova-iorquina em 2001, e Julianne Moore como Laura Brown, uma dona de casa grávida e infeliz que tenta sustentar um casamento em Los Angeles em 1950.
Onde assistir: Apple TV+, NET, Claro Video e Prime Video.
4. Com amor, Van Gogh
Com tinta a óleo sobre tela, o filme, de 2018, é a primeira animação do mundo feita totalmente com pinturas e explora a vivência de Vincent Van Gogh. O longa passa um ano após a morte do artista e apresenta um carteiro fazendo com que o filho preguiçoso, Armand (Douglas Booth), entregue em mãos a última carta do pintor escrita para o então falecido irmão, Theo (Cezary Lukaszewicz). Explorando as nuances de comportamento e os pensamentos do pintor por meio da história, o filme caracteriza a relação dos irmãos.
Onde assistir: Prime Video e YouTube.
5. Por Lugares Incríveis
Em adaptação do livro de mesmo nome, o filme, de 2020, aborda a história de Violet Markey (Elle Fanning) e Theodore Finch (Justice Smith). Após se conhecerem, mudam a vida um do outro para sempre. Enquanto lutam com as cicatrizes emocionais e físicas do passado, eles se unem, descobrindo novos lugares e criando momentos que podem significar algo. O rapaz, convivendo com transtorno bipolar, enfrenta dificuldades para manter a constância na relação.
Onde assistir: Netflix.