Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Diretor de documentário vencedor do Oscar é linchado e está desaparecido, diz cineasta

Yuval Abraham, um dos diretores do documentário Sem Chão, vencedor do Oscar 2025, informou que o co-diretor do filme, Hamdan Ballal, está desaparecido

24 mar 2025 - 17h13
(atualizado às 17h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Sem Chão: Diretor do documentário teria sido sequestrado por soldados de Israel, diz cineasta
Sem Chão: Diretor do documentário teria sido sequestrado por soldados de Israel, diz cineasta
Foto: Divulgação/Synapse Distribution / Contigo

Yuval Abraham, um dos diretores do documentário Sem Chão, vencedor do Oscar 2025, informou nas redes sociais que o co-diretor do projeto, o palestino Hamdan Ballal, teria sofrido um ataque e está desaparecido.

Em relato publicado no X, antigo Twitter, o cineasta declarou que Ballal teria tido sua casa invadida por colonos israelenses e sofrido graves agressões.

"Um grupo de colonos acabou de linchar Hamdan Ballal, codiretor do nosso filme Sem Chão. Eles o espancaram e ele tem ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então", publicou.

"O colono mascarado no vídeo faz parte do grupo de linchamento que atacou o vilarejo de Hamdan e continuou a atacar os ativistas americanos, quebrando seu carro com pedras. A localização de Hamdan ainda é desconhecida", prosseguiu, incluindo um vídeo registrado por Anna Lipman sobre o ataque.

Vale lembrar que Yuval Abraham é um jornalista que cobre o conflito de Israel contra a Palestina, tema abordado no documentário. Ele dirigiu Sem Chão ao lado de Ballal, Rachel Szor e Basel Adra.

Qual é a história de Sem Chão?

"Basel Adra é um ativista palestino que luta desde a infância contra a expulsão da sua comunidade pela ocupação israelense. Enquanto documenta o apagamento do local, seu caminho se cruza com o do jornalista israelense Yuval, que se junta à sua causa. Esse vínculo complexo é assombrado pela extrema desigualdade entre os dois 'vizinhos'", diz a sinopse.

Vitória no Oscar

No início deste mês, Sem Chão foi o grande vencedor do Oscar de Melhor Documentário. O diretor Basel Adra subiu ao palco e pediu o fim do genocídio do povo palestino em seu discurso. "Sem Chão reflete a dura realidade que temos suportado por décadas e ainda resistimos enquanto apelamos ao mundo para tomar medidas sérias para parar a injustiça e parar a limpeza étnica do povo palestino", declarou.

"Fizemos esse filme, palestinos e israelenses, porque, juntos, nossas vidas são mais fortes. Estamos vendo a destruição de Gaza e seu povo, e isso precisa parar. Israel foi atacada em 7 de outubro, mas quando vejo Gaza, vejo meus irmãos, mas não somos iguais. Vivemos em um regime em que eu tenho liberdade sob a lei civil, e ele [Basel] atende à lei militar, que destrói a vida dele e ele não consegue controlar a sua vida", acrescentou o diretor Yuval Abraham.

"Existe uma situação política, um caminho diferente, sem supremacia, com direitos nacionais para os dois povos. E a política estrangeira deste país [EUA] está ajudando a impedir que esse caminho seja tomado. E por quê? Não dá para ver que nós dois somos unidos? O meu povo só vai ficar seguro se o povo do Basel estiver livre e seguro. Existe uma outra forma de fazer as coisas. Não está tarde demais", completou.

LEIA A MATÉRIA ORIGINAL EM CINEBUZZ, SITE PARCEIRO DA CONTIGO!

Contigo Contigo
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade