Diretor de Twin Peaks e Duna, David Lynch morre aos 78 anos
Lendário cineasta foi diagnosticado com enfisema pulmonar em 2024.
Com uma das carreiras mais brilhantes no cinema das últimas décadas, o diretor David Lynch morreu aos 78 anos de idade. A notícia foi confirmada pela família do artista em postagem no Facebook.
"É com profundo pesar que nós, a família dele, anunciamos a passagem do homem e artista David Lynch. Gostaríamos de privacidade neste momento. Há um buraco gigante no mundo agora que ele não está mais com a gente. Mas, como ele diria, 'mantenha seus olhos na rosquinha e não no buraco'. É um dia lindo, com sol dourado e céu azul", diz o comunicado.
A causa da morte não foi confirmada pela família, mas vale lembrar que, em 2024, o cineasta foi diagnosticado com enfisema pulmonar, condição de saúde que afeta o funcionamento dos pulmões e que está diretamente relacionada ao tabagismo. Em entrevista à People, Lynch revelou que fumava desde os 8 anos de idade e que, em seus últimos anos, precisou de suporte de Oxigênio.
A distinta carreira de David Lynch inclui 4 indicações ao Oscar, sendo a última em 2002 pelo filme Cidade dos Sonhos, e um Oscar honorário recebido em 2020 pelo conjunto da obra. Outros trabalhos de destaque incluem O Homem Elefante e Veludo Azul, mas seu projeto mais conhecido é Twin Peaks.
A série, que foi ao ar originalmente no início da década de 1990, é considerada uma das melhores produções do gênero policial e ganhou diversos retornos ao longo das décadas seguintes. Vale destacar também que Lynch foi responsável por uma das adaptações de Duna, lança…