Disney: alguém processou a empresa em US$ 10 bilhões por Moana e seus direitos autorais
O universo animado da Disney está envolto em controvérsia mais uma vez. Poucos dias antes das indicações ao Oscar, Buck Woodall, um animador independente, apresentou uma ação judicial em um tribunal federal da Califórnia, onde alega que a Disney plagiou elementos chave de um de seus projetos, ainda não produzido, Bucky the Wave Warrior, para criar o filme Moana e sua sequência.
A denúncia exige uma compensação de pelo menos 10 bilhões de dólares, além de 2,5% dos lucros da franquia, de acordo com o The Hollywood Reporter. Woodall afirma que tanto Moana quanto Moana 2 estão cheias de elementos de seu roteiro e materiais de produção.
Entre as semelhanças citadas na denúncia, destacam-se a ambientação em uma aldeia polinésia, a representação de ancestrais espirituais manifestados como animais e um colar simbólico que desempenha um papel crucial na trama.
Ambos os projetos também compartilham uma viagem épica de adolescentes que desafiam suas famílias, um portal oceânico em forma de redemoinho e o surgimento de uma criatura gigante escondida em uma montanha, o que, segundo Woodall, comprova a apropriação de seu trabalho.
Além disso, a Entertainment Weekly destaca que Woodall entregou a Jenny Marchick, na época diretora de desenvolvimento da Mandeville Films e agora executiva da DreamWorks Animation, materiais como designs de personagens, roteiros gráficos e até um trailer animado. Woodall argumenta que esses conteúdos chegaram à Disney através do acordo de primeira opção ...
Matérias relacionadas
O futuro da energia está flutuando no Ártico: o trunfo da Rússia na manga é uma usina nuclear
'O Brutalista' era o grande candidato a arrebatar o Oscar deste ano; até que alguém atacou a IA