'Divertida Mente 2': Quais são as novas emoções de Riley? Sequência traz maturidade para Pixar e Ansiedade a mil
Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho ganham novas companhias na sequência de 'Divertida Mente'; saiba tudo sobre o filme!
O novo longa de animação Divertida Mente 2 chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 20 de junho. A trama segue Riley, já com 13 anos, e reúne cinco emoções-base e quatro novas, todas proporcionando a ela uma dose de complexidade enquanto transita da infância para a vida adulta.
Quase 10 anos separam o primeiro "Divertida Mente" da sequência, que chega aos cinemas brasileiros em 20 de junho. Desta vez, o público vai reencontrar Riley um pouco mais velha, já com 13 anos, e passando pela temida puberdade. O que poderia dar errado em um momento desses, não é mesmo?
Na trama, de acordo com a sinopse oficial, voltamos a entrar na mente da agora adolescente Riley, bem no momento em que o centro de controle passa por uma repentina demolição para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas emoções!
Quem são as novas emoções de Riley?
Durante 13 anos, as emoções que controlavam a mente de Riley eram apenas cinco: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho, que sempre dominaram o centro de controle com maestria. Com a puberdade e o início da transição para a vida adulta, novas emoções chegam para "atrapalhar" tudo o que corria perfeitamente.
Mas quem são elas? As novas emoções são quatro! Ansiedade, Vergonha, Tédio e Inveja chegam para adicionar uma dose de complexidade à vida da garotinha -- e, é claro, causar muitas confusões.
Dirigido por Kelsey Man, que trabalhou nas equipes de títulos como "Elementos", "Dois Irmãos" e "O Bom Dinossauro", o novo longa tem uma estrutura semelhante à do primeiro. Desta vez, as cinco emoções-base são colocadas para fora do centro de controle da mente de Riley, e precisam fazer de tudo para voltar antes que Ansiedade e companhia coloquem todo o seu árduo trabalho em risco.
Divertida Mente 2 vale a pena?
O Terra já assistiu ao filme e conta, sem spoilers, o que os fãs podem esperar da animação.
"Divertida Mente 2" é ousado em alguns sentidos e tímido em outros. Em termos de estrutura, reprisa o que funcionou no primeiro, com a viagem pelos cantos escondidos da mente de Riley revelando novos lugares não mostrados anteriormente. A ideia é sempre fazer uma conexão entre a psique humana e todos os formatos lúdicos proporcionados por um filme de animação.
No entanto, onde o primeiro filme aborda com muita sobriedade recantos como o Subconsciente, a Terra da Imaginação e a Produção de Sonhos, a impressão que fica agora é de faltarem ideias para fazer essa dinâmica funcionar e corresponder tão bem à realidade. Há boas sacadas, como o Fluxo de Consciência e o Cofre dos Segredos, mas nenhuma delas é tão essencial para a trama como no longa anterior.
Por outro lado, há muita riqueza de detalhes e um cuidado particularmente especial no tratamento das novas emoções, sobretudo a Ansiedade. A maturidade do texto possibilita que vejamos novas facetas de cada uma das emoções, tanto as novas quanto as velhas, e isso é traduzido em cena para uma Riley absolutamente humana, que transita entre as muitas dúvidas de sua cabeça com uma naturalidade bastante polida.
Neste sentido, "Divertida Mente 2" é um filme que se abre às imperfeições e à complexidade das emoções com mais firmeza que o primeiro, com consequências maiores e muito espaço para erros e acertos de Riley. Se o que desencadeia um certo descontrole emocional da garota é um temor praticamente universal de qualquer adolescente, o pavoroso ensino médio, tudo o que vem a partir disso adiciona frescor à fórmula Pixar e transforma o filme em um motor de possíveis conversas muito honestas entre adultos e crianças.
Quem mais está no filme?
Além de Ansiedade, Tédio, Inveja e Vergonha, há um quinto novo elemento na mente de Riley, a Nostalgia. Ela é representada por uma simpática senhorinha de cabelos brancos que quase foi descartada inteiramente do filme, mas tem uma participação divertida, embora pouco significativa.
Além disso, é claro, há as novas amigas de Riley e todas as pessoas que ela conhece indo para o ensino médio. São essas as novidades que fazem a menina acessar novos sentimentos.
No Brasil, a Disney reuniu um time e tanto de dubladores para dar voz às emoções. O elenco de voz das emoções primárias segue o mesmo do primeiro filme, contando com Miá Melo como Alegria, Otaviano Costa como Medo, Dani Calabresa como Nojinho, Leo Jaime como Raiva e Katiuscia Conoro como Tristeza. Quanto às novas emoções, Tata Werneck é a Ansiedade, Eli Ferreira é Tédio, Gaby Milani é Inveja e Fernando Mendonça é o Vergonha.
"Divertida Mente 2" estreia em 20 de junho nos cinemas de todo o Brasil, e tem classificação livre.